linket-rifferama

LINKET contraria histórico da família e lança EP de rock

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A arquiteta e urbanista e professora Ketlin Montanari sempre escreveu as suas próprias músicas e tentou emplacar uma banda em diversos momentos da vida, mas dificilmente os projetos saíam dos ensaios. Neste ano, estabelecida como profissional, a cantora e compositora decidiu lançar o seu primeiro trabalho autoral, “The Ket Montanari EP”, em que assina como LINKET. O material, que traz quatro músicas em inglês, foi produzido por Giba Moojen no Nossa Toca, em Balneário Camboriú, e a gravação foi patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, contemplada no 5º Prêmio Herbert Holetz. Em contrapartida, a artista promoveu bate-papos em maio e junho para incentivar mais mulheres a fazer música: as rodas de conversa “Tira essa música do quarto!” aconteceram no espaço Elfy Eggert, na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, mesmo espaço onde será realizado o show de lançamento do EP, no dia 29 de setembro, às 16h.

Ket cresceu em uma família musical. Filha do maestro Bruno Montanari (1936-2009), fundador da banda Os Montanari, em 1958, em Concórdia, tendo fixado o grupo em Blumenau em 1977. Para não gerar expectativas frustradas no público, a cantora e compositora decidiu adotar outro nome artístico, mas manteve o sobrenome no título do EP em referência ao pai, que em 2021 recebeu uma homenagem por meio da Lei Nº 18.228, que batizou um trecho da rodovia SC-390, entre os municípios de Concórdia e Piratuba, de Bruno Montanari. Roqueira, LINKET tem cerca de 30 canções finalizadas, muitas com letras em português, a escolha por esse repertório se deu por uma questão estética, de o registro como um todo fazer sentido. Em contato com o Rifferama, a artista falou sobre a sua trajetória na música e o resultado obtido com “The Ket Montanari EP”.

— Na minha casa o que mais se ouvia não era rock, mas eu lembro de gostar de rock desde bem pequena. Talvez por eu ser uma pessoa meio do contra, gosto do que é mais raro. Comecei a tocar violão aos 16 anos, mas já compunha antes, tendo uma ferramenta a mais fica mais interessante o processo. A partir disso comecei a compor mais, sempre tentando ter banda e não dava certo, durante muitos anos depois da faculdade continuei tentando. Em 2017 fiz um canal no Youtube para divulgar as minhas músicas e releituras, para não ficar só para mim. Optei por usar LINKET, pois se usasse Montanari, principalmente na nossa região, você já imagina que é um estilo de música. Não quis misturar. Esse é o meu primeiro trabalho lançado, foi difícil escolher só quatro músicas. Não queria produzir em qualquer lugar e gostei muito da produção do Giba. Na primeira reunião que tive com ele, ele me perguntou o que era sucesso pra mim. Gosto muito quando a pessoa começa a se balançar ao som da minha música, gosto de fazer as pessoas dançarem. O Giba é um cara que tem essa vontade de entender o que o artista espera, tem bastante troca para chegar no melhor resultado possível. 

Ficha técnica

Voz: LINKET
Arranjos: LINKET e Giba Moojen
Produção musical, mixagem e masterização: Giba Moojen
Piano e guitarra: Gui Bruno
Violão, bateria, órgão e baixo: Giba Moojen
Estúdios: Nossa Toca (Balneário Camboriú) e Estúdio Bacca (Blumenau)
Arte gráfica da capa: Eldon Oliveira
Audiovisual: Imagens por Giovanni Custódio e edição por LINKET
Assessoria de Imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Foto: Marcelo Nogueira

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *