O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Nefasta Cervejaria
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Sucesso de público desde 2018, O Grandioso Bailinho de Los Desterros, que mistura ritmos latinos e brasileiros, terá quatro apresentações gratuitas em Florianópolis nos meses de abril e maio, começando por este sábado (6), no festival Noca na Rua, na Praça Milton Tatu, no Elevado do Rio Tavares, ao lado de Anis de Flor, Grillo e os Mosquitos e outras atrações. Todos os shows do projeto terão acessibilidade em Libras. A banda, formada por Emília Carmona (voz), Leonardo Cattoi Schmidt (guitarra), Chico Abreu (baixo e sintetizadores), Diogo Costa (bateria e percussão), Emilio Suarez (percussão) e Jeff Nefferkturu (guitarra e teclado) — toca ainda no Ceart (Centro de Artes, Design e Moda) da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) no dia 13 de abril, no dia 3 de maio no Bugio Centro, e no dia 31 do mesmo mês na Célula Showcase.
O projeto chega em um momento peculiar do grupo, que está lançando um EP com uma formação que não existe mais. “O Grandioso Bailinho da URSAL vol. 1”, que sai em maio, conta com cinco canções, incluindo os dois singles autorais que já foram divulgados: o ijexá “Plaza Real” e o candombe “Maria Belén”, que tiveram as participações de André FM no vibrafone e Hugo Fattoruso no piano, respectivamente. O material ainda traz outras três releituras que já são conhecidas do público que frequenta o Bailinho. Nesse momento de encerramento de ciclo e começo de uma nova era, os Los Desterros recebem um novo integrante para o grupo, Jeff Nefferkturu, multi-instrumentista de Cabo Verde, que apresentou outras possibilidades sonoras para o caldeirão de ritmos que traz a cumbia, o carimbó, lambadas, guitarradas, salsa, entre tantos outros ritmos.
“Esse EP é resultado dessa pesquisa de repertório latino-americano que a gente se propõe a fazer desde sempre. O marco desse novo momento na banda é, sem dúvida, a chegada do Jeff, ele explodiu um universo inteiro de possibilidades. Não fosse só o talento dele, traz uma musicalidade que é inerente ao país dele. Nosso show está mais rico, mais autoral, e apresenta algumas novas canções que a gente já fez nessa nova fase. Esse projeto veio ao encontro dessa vontade de botar o nosso bloco para tocar de um jeito que seja acessível, trazendo essa oportunidade de encontrar o público. O objetivo é expandir e, quem sabe, até estourar essa bolha linda que a gente construiu nos últimos anos”, afirma a cantora e compositora Emília Carmona.
Como contrapartida social do projeto, a banda Los Desterros oferecerá uma oficina de duas horas sobre ritmos percussivos latinos, presencial e gratuita, no Ceart/Udesc, com acessibilidade em Libras, destinada a jovens de comunidades de baixa renda em Florianópolis. O Grandioso Bailinho de Los Desterros foi selecionado pelo EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N ० 37/2023 Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo – LPG – D+ SC/2023 , por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC.
O Grandioso Bailinho de Los Desterros
6 de abril: Festival Noca na Rua, Praça Milton Tatu, no Elevado do Rio Tavares
13 de abril: Ceart (Centro de Artes, Design e Moda), na Udesc
3 de maio: Show de lançamento “O Grandioso Bailinho da URSAL vol.1”, no Bugio Centro
31 de maio: Célula Showcase, Rodovia João Paulo, 75
Foto: Renato Rezende