losdesterros-rifferama

Los Desterros lançam primeiro single do seu EP de estreia

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

“Plaza real” é um marco na trajetória de Los Desterros. Conhecida por incorporar diversos ritmos latinos na sua musicalidade, a banda formada por Emília Carmona (voz), Leonardo Cattoi (guitarra), Dani Postal (guitarra), Chico Abreu (baixo e sintetizador), Emílio Suárez (percussão) e Diogo Costa (bateria) divulga nesta quinta-feira (20) o primeiro de três lançamentos previstos para este ano. O single de estreia, um ijexá, é a única faixa do repertório cantada em português de “Grandioso Bailinho da Ursal vol. 1”, que traz ainda “Maria Belén, um candombe de amor, com a participação do pianista uruguaio Hugo Fattoruso, e três releituras de canções que não saem do repertório dos shows do grupo — ambos devem sair em agosto. “Plaza real”, que conta também com André FM no vibrafone, é um tema de exaltação ao espaço público e suas vivências sociais e políticas, além de um chamado ao encontro.

O EP, que faz menção aos bailes promovidos pelo sexteto, foi gravado no Estúdio Cacupê, de propriedade do baterista Diogo Costa, e é uma parceria com a Balaclava Studio, responsável pela comunicação visual do projeto. Tanto “Plaza real” quanto “Maria Belén” já foram tocadas nos shows, mas agora, depois da gravação e lançamento, elas ganharão vida e vivência de verdade, chegando ao ouvinte para que sejam reconhecidas no meio de tantas versões que a banda toca. E quando se fala em versões são releituras mesmo, que depois de cinco anos de estrada acabaram ficando com a sonoridade Los Desterros. Em contato com o Rifferama, a cantora e compositora Emília Carmona falou sobre esse processo de transição para o autoral, que vai coexistir com o repertório clássico do grupo, e a expectativa para esse novo momento com “Grandioso Bailinho da Ursal vol. 1”. 

— Assim que a gente se percebeu mergulhado nesse processo de pesquisa e estudo desse universo latino que surgiu a vontade de compor. Como todos somos envolvidos em trabalhos autorais, me pareceu inevitável que a gente sentisse essa vontade de direcionar esse projeto para um lugar criativo além dessas releituras. As versões que fizemos são referências bem claras ao que apresentamos nos shows, como a gente soa no palco. Foi ao vivo que a gente se fez, esse EP é uma mostra de como a banda se desenvolveu junto com o público nesses cinco anos. São três versões que conseguimos chegar num lugar bem original, a sonoridade delas é muito mais da banda do que das gravações originais. Desejamos muito que esse lançamento seja um abre-alas muito bonito pra gente passar. “Plaza real” é um convite para o ajunte, que é o mote da banda.

Ficha técnica

Composição e voz: Emília Carmona
Guitarras: Leonardo Cattoi e Dani Postal
Sintetizador e synth bass: Chico Abreu
Percussão: Emílio Suárez
Bateria: Diogo Costa
Vibrafone: André FM
Coro: Daniel Postal, Emilio Suárez e Diogo Costa
Captação, mixagem e masterização: Rafael Pfleger
Produção e direção musical: Los Desterros

Foto: Lucas de Barros

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *