O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
A produtora cultural Luanda Wilk começa nesta segunda-feira (11) uma proposta de formação gratuita voltada ao mercado da música independente. São quatro bate-papos ao vivo e online com artistas catarinenses para compartilhar suas experiências nos bastidores de seus lançamentos fonográficos e audiovisuais. “Quatro olhares sobre lançamentos fonográficos” traz como convidados (em ordem de aparição) Joana Castanheira, Trovão Rocha, Parafuso Silvestre e Natacha Kamila , nomes que têm se destacado na cena musical de Santa Catarina pela diversidade estética, criatividade e inovação em seus processos de produção. As lives terão 60 minutos de duração e os encontros serão transmitidos no canal da produtora no Youtube, com acessibilidade em Libras garantida em todas as sessões.
Joana Castanheira compartilha os bastidores do álbum “Desapreço”, que entrou para a lista dos melhores do ano do Rifferama em 2023; Trovão Rocha revela o percurso do álbum “Sobre a lua e os passos”, viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e que também pegou lista do portal em 2022; Natacha Kamila apresenta o trabalho de criação de “Manga”, seu primeiro álbum, que está em processo de produção; a Parafuso Silvestre destaca a gravação do disco acústico, realizado no Teatro Ademir Rosa (CIC), com recursos da Lei Aldir Blanc. Em contato com o Rifferama, Luanda Wilk, vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2023 como produtora executiva, falou sobre o seu papel como articuladora da cena musical do estado e a experiência de atuar com esses artistas.
— Esse projeto foi pensado justamente para valorizar e mostrar um pouco das etapas de pré-produção e de produção que envolvem um lançamento, seja antes, durante ou depois, quais são as etapas que a gente precisa fazer e como é diferente o processo entre cada um desses artistas. Cada um foi viabilizado de uma forma diferente, com uma fonte de financiamento diferente e são artistas muito distintos entre si, então eu achei que poderia trazer isso, ter esse diálogo com eles ao vivo também. É um momento de voltar um pouco no tempo e refletir sobre os processos. A gente tem costume de fazer muita coisa ao mesmo tempo e quando acaba a gente fala sobre números, faz balanços, mas não compartilha sobre esses processos, sejam financeiros ou humanos, que envolvem os lançamentos.
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Cronograma
11 de agosto (Segunda-feira) — 20h às 21h – Joana Castanheira
12 de agosto (Terça-feira) — 20h às 21h – Trovão Rocha
13 de agosto (Quarta-feira) — 20h às 21h – Parafuso Silvestre
14 de agosto (Quinta-feira) — 20h às 21h – Natacha Kamila
Ficha técnica
Produção executiva: Luanda Wilk
Assistente de produção: Bruna Ferracioli
Identidade visual: Lara Lodi
Intérprete de libras: Thuanny Gaudino
Operação técnica e streaming: Dimitri Camorlinga e Luiza Pimenta (Casarinha)
Convidados: Joana Castanheira, Natacha Kamila, Parafuso Silvestre e Trovão Rocha
Foto: Tóia Oliveira