O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo e Habrok Music
Luciano Candemil é etnomusicólogo, ou seja, se dedica a pesquisar a música de vários povos e culturas ao redor do mundo. Nesta quinta-feira (20), o percussionista, compositor e cantor de Balneário Camboriú divulga o seu primeiro single, “Soul Frida”, em homenagem à pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954). A faixa foi arranjada, produzida e mixada por Elieser de Jesus, que também gravou os sintetizadores, e masterizada por Marcelo Fruet. É o primeiro lançamento de Candemil desde o EP “Mundos de um mundo só”, de 2018.
“Soul Frida” foi escrita inspirada no filme “Frida” (2002). Como pesquisador, o artista teve a oportunidade de visitar a Cidade do México, onde participou de um congresso de Etnomusicologia na UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México). Durante uma semana, Candemil mergulhou no universo da pintora, passando por Coyoacán, bairro em que se encontra a famosa Casa Azul, onde Frida viveu e que hoje sedia um museu dedicado a sua obra. Uma experiência enriquecedora.
Eu andei por muitas ruas do bairro, fui a botecos, feiras, mercados, lugares que ela frequentava. Respirei aquela realidade e me encantei por toda a história dela. A garra, a resiliência e a vontade de viver dela me impressionam muito. Além disso, eu acho muito importante a forma como ela sempre valorizou a tradição e a cultura do seu povo, a sua herança ancestral.
Foto: Maria Fernanda d’Ávila