O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, Lord Whisky Distillery e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
O percussionista e compositor Luciano Candemil é, sobretudo, um pesquisador de ritmos brasileiros, em especial os de matriz africana. No seu terceiro EP, “Um sonho para toda vida”, lançado na última quarta-feira (6) nas plataformas digitais, a principal influência vem da música baiana, bebendo na fonte dos blocos afro como Timbalada, Ilê Aiyê e Olodum, mas com uma linguagem próxima da MPB. A diferença do material, que foi produzido por Alexandre Siquera (Hot Rats), para os seus últimos trabalhos, está na presença de cantores convidados: Andreza Flores, Elisa Cordeiro, Mari Monteiro e Rizzih, cada um em uma faixa e todos juntos em coro na canção que dá nome registro, que foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
Gravado, mixado e masterizado no estúdio Giant Steps, em Balneário Camboriú, o repertório do EP foi construído a partir dos tambores. Além de Candemil, participaram tocando percussão os músicos Marcos Renato e Cleyton Medeiros. “Um sonho para toda vida” ainda contou com Alexandre Macuco na bateria, Celeste José de Matos no baixo e Rafael Petry no acordeon — o produtor Alexandre Siquera cuidou das guitarras, teclados e vocais de apoio. Uma curiosidade dos cantores convidados é que todos têm participações no Festival da Canção de Balneário Camboriú, do qual o artista é curador e produtor executivo. Em contato com o Rifferama, Luciano Candemil falou sobre a produção e a sonoridade do EP, fruto de anos de pesquisa e imersões, com idas frequentes à Bahia.
— No meu terceiro EP gravei cinco canções, duas de minha autoria exclusivamente, duas com um grande amigo Marcelo Corrêa e uma em parceria com Maria Fernanda d’Ávila. É um EP de um percussionista pesquisador, com bastante dedicação na musicalidade afro-baiana, em especial aos tambores, por isso as músicas têm forte influência dos blocos afro de Salvador. A percussão nesse trabalho é o pilar principal, tanto no processo de composição dos arranjos como também na gravação, que foram os primeiros instrumentos a serem gravados no estúdio. É um EP com bastante balanço, mas também com influência da musicalidade africana, caribenha e cubana, com uma pegada mais melódica, com letras poéticas que falam do cotidiano, da vida, de observações do que acontece no dia a dia, o meu olhar como músico e compositor, alguém que olha pra vida e transforma em música.
Ficha técnica
Direção artística e voz: Luciano Candemil
Produção musical, guitarra, teclado e voz de apoio: Alexandre Siquera
Arranjos: Luciano Candemil e Alexandre Siquera
Percussão: Luciano Candemil, Marcos Renato e Cleyton Medeiros
Bateria: Alexandre Macuco
Baixo: Celeste José de Matos
Acordeon: Rafael Petry
Vocais em “Um Sonho Para Toda Vida”: Andreza Flores, Elisa Cordeiro, Mari Monteiro e Rizzih
Cantores convidados: Andreza Flores em “Tremelique”, Elisa Cordeiro em “Bailarina descalça, Mari Monteiro em “Aonde você está?, Rizzih em “Revoar”
Foto: Mariana Castro