O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Nefasta Cervejaria
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Depois de três EPs lançados, em 2018, 2020 e 2022, inúmeros singles e feats, MC Versa se consolidou como uma das artistas mais relevantes do rap de Santa Catarina. Natural de Seara, no Oeste do estado, mas radicada em Florianópolis, a cantora e compositora apresentou o seu primeiro álbum, “Gostosa&Brilhando”, na última sexta-feira (14) nas plataformas digitais, com o desejo de furar a bolha e se destacar também em outras regiões do país, principalmente no eixo Rio-São Paulo. E esse trabalho foi construído em um período importante para a cantora e compositora, de reafirmação enquanto mulher. E Versa não vem sozinha. Além da participação da carioca Juju Rude, a rapper chega com as parceiras Amazona, Re Moraes e MC Clandestina. “Quero muito que o Brasil olhe para as mulheres que estão fazendo rap no Sul. São elas que fazem a cena acontecer”, comentou.
“Gostosa&Brilhando” é uma homenagem a todas as mulheres que cruzaram a trajetória da MC até aqui, que serviram como fonte de inspiração para continuar a fazer música. “Elas precisam estar cada vez mais cientes de que elas são grandes gostosas e brilham por onde passam”, falou ao portal. Esse álbum se diferencia dos outros materiais pela sonoridade, mais comercial. Nas oito faixas do trabalho, o drill é gênero predominante, mas também tem um pouco de trap. O que une o repertório é o clima de pista. A produção dividida entre diversos músicos como Haro MC, Leyblack, Juliano Parreira (ATR), entre outros (veja a ficha técnica completa abaixo), também contribuiu para a pluralidade estética do álbum, que ganhou um videoclipe para “Jogando pro alto”, dirigido por Jorge Daux e com a participação de muitas dessas mulheres importantes na carreira de Versa, reforçando o conceito de “Gostosa&Brilhando”. Em contato com o Rifferama, a artista celebrou essa nova fase.
— Estou num momento importante da minha trajetória, de sair do meu lugar, onde eu já estava consolidada como uma artista relevante, e tentar me colocar na cena como artista dentro do hip hop nacional. Esse álbum vem como uma peça chave para essa movimentação na minha carreira, acabei viajando bastante no último ano e me conectei bastante com a galera do Rio de Janeiro. Passei um mês na época do Carnaval, depois de terminar um relacionamento, foi importante para eu me redescobrir. “Gostosa&Brilhando” vem com essa mensagem de reafirmação, de autoestima, de resgatar a grande gostosa que a gente é, que não tem a ver com padrão de beleza, mas com a energia dela, uma mulher competente, que corre atrás e chama atenção onde ela chega. Ousei bastante também na hora de cantar, de trazer coisas novas que estou gostando bastante de fazer. É uma sonoridade diferente do que venho fazendo, um álbum mais comercial. Sempre fiz letras muito críticas, mas também é necessário exaltar as nossas conquistas. Não somos só nossas dores. Quero muito viver esse momento de celebração.
Ficha técnica
Áudio
Composição: Andressa Versa, Gabriela Batista, Renata Paiva Moraes, Gabriela Kunstmann, Julyany Alexsandra de Oliveira e Suziellen de Oliveira
Intérpretes: MC Versa, Amazona, Re Moraes, Juju Rude e MC Clandestina
Produtor/Músico: Juliano Parreira, Leyblack, Safê, Haro MC, Moonrock 369, Khamarinha, BeatsbyDekk e Dtarta Beats
Mixagem e masterização: Vitor Rego (Coliseu Records), JOK3R, Alwin Monteiro
Vídeo
Direção: Jorge Daux
Direção de fotografia, edição e color: Renan Casarin
Direção criativa: Carol Barragana
Produtora executiva: Rafaella Piazza
Assistente de direção e câmera: Vitória Drechsler
Figurino e styling: Lauren Salau
Maquiagem: Carol Barragana e Layanne Rezende
Elétrica e maquinária: Márcio Machado / Felipe Wink / Fernando Donzelli
Fotografia still: Cléo Theodora
Making of: Suelen Grimes
Catering: Mar Vegg
Apoio: Versatile Mobilário