O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo. Contribua
A Nega Jurema, banda de reggae and roll de Garuva, norte de Santa Catarina, não esconde as suas origens. Pelo contrário. O nome da banda, que está na estrada desde 2013, é uma homenagem ao Pico da Jurema e o tom verde escuro da Serra. Nesta sexta-feira (2), o grupo lança o primeiro clipe do projeto “Mar e(m)Cantos”, contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. Além de “Oh mar”, a Nega Jurema vai produzir um vídeo para a música “Criola”.
“Oh mar”, composição de Gleison Vieira (baixo) com arranjos de Fernando Zuchi (guitarra), conta o dia de um pescador chamado Pedro e sua relação poética com o seu trabalho, a sua família, o mar e as suas duas casas: o barco e lar familiar. A música valoriza os aspectos geográficos e culturais do estado e da região de Garuva e foi inspirada em poesias de Fernando Pessoa e na obra de Dorival Caymmi, o compositor brasileiro que mais homenageou o mar. Tudo isso embalado pela batida do maracatu.
“Nossa relação com o mar se dá na medida em que estamos muito próximos de praias. É nosso quintal, um lugar de repouso e paz. A música ‘Oh mar’ é um presente poético a esse lugar encantado, misterioso, que dá sustento a milhares de pessoas e traz emoção a todos nós que amamos a Terra“, afirma o baixista. A Nega Jurema conta ainda com Rafael Palandi Lopes (voz), Luiz Gustavo Mueller (teclado), Alan Pedro Liba (saxofone), Marlon Machado (trompete) e Tony Boeing (bateria).
Foto: Sérgio Paralelo