O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone
Os Gambitos é um projeto que surgiu da necessidade do músico Fábio Bianchini de gravar canções que não se encaixavam na proposta do Superbug, banda da qual faz parte desde 1994 como guitarrista. Após dois EPs, lançados em 2009, e quase dez anos de inatividade, Mutley (ou Mumu) reativou o seu alter ego em 2018 e vem apresentando bastante material — na maioria singles. Nesta quinta-feira (9), Os Gambitos divulgam o vídeo de “Ponto”, prévia do novo EP, “Festa na piscina das políticas do pós-modernismo”, que sai no dia 22 deste mês. A faixa traz a participação de Mauricio Peixoto (Outros Bárbaros) e Gustavo Cabeza nas vozes e Luiz Henrique Cudo na escaleta.
Apesar de ser um projeto solo, Bianchini gosta da ideia de tratar Os Gambitos como uma banda, de preferência com músicos diferentes e todos colaborando. Além da formação para os shows, que consiste em Cabeza (guitarra), Cudo (baixo) e Xando Passold (bateria), as quatro músicas do novo EP, produzido no Estúdio Urbano, têm ainda Jessica Gonçalves da Cigarkills tocando piano, Marcio Bicaco na bateria e no vibrafone, Jean Gengnagel no teclado, Dão Godoy no sintetizador e M. Kurruivo no baixo. A arte da capa é de Leco Rezende.
— Os Gambitos é basicamente um projeto meu, mas tento fazer ele ser o mais banda possível, que é como gosto de trabalhar, ter sempre alguém pra bater uma bola junto. De certa maneira acabam sendo várias bandas. Gosto que as pessoas envolvidas se sintam confortáveis: eu quero palpite, que participem. Antes da pandemia o plano era fazer um álbum, tínhamos quatro músicas gravadas, pegamos três e lançamos o EP “Ilha do Pathos Pt. 2″. Nesse novo EP as gravações foram bastante fragmentadas e cada faixa tem uma história diferente. Talvez eu ainda faça um vídeo para as outras.
Foto: Humberto Montenegro