O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
“O inimigo”, sexto single do álbum “Guarda-volumes”, lançado nesta quarta-feira (17) nas plataformas digitais, faz jus ao título do disco. O esboço da música, que consistia no riff de abertura e o loop que tentava simular o som de uma impressora matricial, foi criado há 12 anos, antes mesmo de a Parafuso Silvestre existir. O processo de resgatar essas ideias para serem trabalhadas em grupo, premissa do álbum que será divulgado por completo com dez faixas no dia 5 de novembro, transformou, mas também reforçou a identidade musical da banda, que é formada Taro Löcherbach (voz e guitarra), Juarez Mendonça Júnior (bateria), Bruno Arceno (baixo e guitarra) e Julio Victor (baixo e guitarra).
A proposta de “Guarda-volumes”, que começou a ser divulgado faixa a faixa com “Precisamente”, em julho de 2024, traz uma sonoridade mais pop e direta, sem abandonar a identidade do quarteto, que vem trabalhando no seu próprio estúdio, em Florianópolis, ao lado do produtor Rafael Pfleger. “O inimigo” é a canção mais pesada que a Parafuso Silvestre já fez, em performance e atmosfera. Com alma progressiva, a música tem riffs que beiram o metal, viradas de bateria, um baixo destacado e muitos efeitos — nos vocais e no inesperado solo de guitarra. E dizer que o single surgiu por causa de um ruído que Taro Löcherbach ouviu nos corredores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O maior desafio desse processo criativo, segundo o cantor e compositor, foi atualizar a letra, que precisava se adaptar ao conceito de “Guarda-volumes”.
— Pegamos um pedacinho da letra e desenvolvi o tema voltado para coisas atuais que estão acontecendo, esse processo de distanciamento entre os seres humanos e a dissolução do contato através das redes sociais. “O inimigo” também fala sobre parasitas, como eles nos fazem pensar que somos consumidores enquanto os carregamos nas costas e como coletivo parasitamos o planeta. É a letra que mais tive trabalho de fazer, fui até o último segundo, escrevi o equivalente a umas seis ou sete páginas para chegar nela. Foi muito massa ver a música virando o que ela virou, todo mundo pesou a mão. As músicas do álbum são bem variadas pelo fato de elas virem do fundo de um baú, ao mesmo tempo em que todas têm a assinatura da Parafuso.
“Guarda-volumes” é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Ficha técnica “O inimigo”
Voz e letra: Taro Löcherbach
Bateria: Juarez Mendonça Júnior
Baixo: Bruno Arceno
Guitarra: Julio Victor
Música, arranjo, programação de samples e instrumentos virtuais: Parafuso Silvestre
Captação: Jz Produções e Parafuso Silvestre
Mixagem e masterização: Rafael Pfleger
Produção musical: Parafuso Silvestre e Rafael Pfleger
Produção executiva e coordenação geral: Luanda Wilk
Assistente de produção: Bruna Ferracioli
Artes gráficas capas: Laser Demon (Julio Victor)
Design gráfico: Maurício Peixoto
Direção de fotografia, edição e finalização de vídeo: Willian Souza
Produtora de Acessibilidade: Thuanny Galdino
Assessoria de Imprensa: Daniel Silva
Fotos: Tóia Oliveira