O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Foto destaque: Elisa Imperial
A Parafuso Silvestre de “Spam suspeito e as possíveis fraudes” não é a mesma banda que começou a gravar “Guarda-volumes” — o baú começou a ser aberto em 2024 por Taro Löcherbach (voz e guitarra), Juarez Mendonça Júnior (bateria), Bruno Arceno (baixo e guitarra) e Julio Victor (baixo e guitarra). O quinto single do álbum, divulgado nesta segunda-feira (28) nas plataformas digitais, soa diferente de tudo que o grupo já fez, mas representa a identidade sonora do quarteto como nenhuma outra música lançada até então. Peso, criatividade, lirismo, efeitos, tudo misturado em uma estética pop com traços de trilha sonora de videogame: cada música revela outro universo.
A canção, composta e arranjada pelo grupo, com letra do vocalista e guitarrista Taro Löcherbach, representa o desejo da Parafuso Silvestre em fazer músicas de diferentes jeitos. O álbum “Guarda-volumes” não é necessariamente sobre ideias e músicas que estavam guardadas, segundo o guitarrista, baixista Julio Victor, que também é ilustrador e assina os seus trabalhos como Laser Demon. “Ele é também sobre vontades que ficaram esperando um pouco nesses anos. Já falamos muitas vezes sobre fazer músicas mais diretas e simples ou sobre outros assuntos que não fossem a jornada existencial do personagem do álbum anterior”, afirma. “Spam suspeito e as possíveis fraudes” surgiu a partir de uma coleção de frases repetidas nas conversas entre o vocalista e o baterista sobre as suas aventuras trabalhando em shows e toda sorte de gente maluca nos fins de noite por aí. “Tem a ver com nossos ensaios e sessões de gravações sendo constantemente interrompidas pelas ligações inconvenientes nos celulares dos integrantes”, prossegue Julio Victor.
A Parafuso Silvestre ainda divulga mais um single, “O inimigo”, no dia 17 de setembro, antes de lançar o álbum completo com as dez faixas. O material foi gravado pela banda no seu próprio estúdio, em Florianópolis, e produzido em parceria com Rafa Pfleger, responsável pela mixagem e masterização.
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Ficha técnica “Guarda-volumes”
Voz, guitarra e letra: Taro Löcherbach
Bateria: Juarez Mendonça Júnior
Baixo e guitarra: Bruno Arceno
Baixo e guitarra: Julio Victor
Música, arranjo, programação de samples e instrumentos virtuais: Parafuso Silvestre
Captação: Jz Produções e Parafuso Silvestre
Mixagem e masterização: Rafa Pfleger
Produção musical: Parafuso Silvestre e Rafa Pfleger
Produção executiva e coordenação geral: Luanda Wilk
Assistente de produção: Bruna Ferracioli
Arte gráfica capa: Laser Demon (Julio Victor)
Design gráfico: Mauricio Peixoto
Assessoria de imprensa: Daniel Silva
Fotos: Tóia Oliveira
Produtora de acessibilidade: Thuanny Galdino