O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Nefasta Cervejaria
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Filho de pais gaúchos, o cantor, compositor e poeta Pedro Cassel nasceu em Florianópolis e viveu na Ilha até os 13 anos, quando fixou residência em Porto Alegre. Com dois álbuns no currículo (e dois livros publicados), o artista apresentou em 2022 o seu último trabalho, “Boca braba”, que traz poemas musicados e uma sonoridade que reflete o Brasil pandêmico. Para fazer os shows de divulgação do disco, Cassel montou uma banda com Alex Vaz (guitarra), Felipe Schutz (baixo acústico) e João Bauken (bateria), o que trouxe uma pegada roqueira ao repertório, em oposição à estética original do material, centrado na MPB. Dessa experiência surgiu “Linha de força”, canção que era para oferecer uma solução ao universo de “Boca braba”, mas por coisas da vida, a faixa acabou saindo como single apenas em abril deste ano. Gravada com a mesma formação e com produção de Leonardo Braga e do próprio artista, “Linha de força” ganhou um videoclipe dirigido por Frederico Demin.
“A ideia dessa canção era para ser uma faixa bônus do “Boca braba”. Ela dialoga com os temas que estão no álbum e leva para uma espécie de resolução, tem essa apoteose final, mais otimista. É um disco muito Brasil Bolsonaro, que nada da certo. A música ficou um ano na geladeira até a gente conseguir se coordenar e acabou saindo mais como uma faixa avulsa do que extensão desse álbum anterior, mas fiquei feliz com o resultado”, comentou Cassel, que fez o seu primeiro show na cidade natal em 2023. O cantor e compositor está trabalhando na escrita do seu próximo disco, mas em virtude da situação no Rio Grande do Sul, o projeto terá de esperar para ganhar o mundo. O objetivo é fazer um álbum apenas com canções e letras suas, já que “Boca braba” traz poemas de diversos autores, incluindo participações de Letrux e Juliano Guerra. Em contato com o Rifferama, Pedro Cassel falou sobre os seus planos futuros.
— Estou compondo, acredito que terminando de escrever o próximo. É muito difícil viabilizar tudo na música independente. Ou consegue um edital legal ou faz um financiamento coletivo. Todo o trabalho do financiamento já é um trabalho a mais, além da coisa criativa, tem que gerenciar, divulgar, é dureza. Então estou fazendo com uma calma e um rigor grande. Agora não é o momento no RS de pedir grana para fazer disco. Muitas famílias, estabelecimentos importantes para a cidade, para a cultura, instituições que estão dando conta de voluntariado, abrigos. Por uns bons meses não é hora de se organizar para isso, mas estou bem otimista. O “Boca braba” tem muitos poetas musicados, a ideia desse disco novo é fazer só eu todas as letras e músicas, como já foi em “Linha de força”.
Ficha técnica
Áudio
Produção musical: Pedro Cassel e Leonardo Braga
Composição e vocais: Pedro Cassel
Guitarra: Alex Vaz
Contrabaixo acústico: Felipe Schutz
Bateria: João Bauken
Mixagem e masterização: Leonardo Braga
Ensaio de fotos: Lau Baldo
Direção de arte das fotos: Carol Sinhorelli
Assistência de produção: Caetano Vidal
Produção executiva: Bruno dos Anjos
Lançamento: OCorre Lab
Vídeo
Direção, fotografia e montagem: Frederico Demin
Assistência de direção: Viridiana Saboya
Performance e coreografia: Pedro Cassel
Direção de arte: Carol Sinhorelli
Produção executiva: Bruno dos Anjos
Assistência de produção: Caetano Vidal
Agradecimentos: Lara Fuke e Ferro Velho Zanatta