petalaquinto-rifferama

Pétala Quinto suaviza o som e experimenta no EP “Alomorfia”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O Pétala Quinto está em um período de transição. Do lançamento do primeiro EP, “Romances & suspenses”, em 2021, até agora, o grupo eliminou “Os Alomorfes” do nome, perdeu um integrante e vem deixando de lado as influências do começo da banda para fazer um som mais leve e experimental. Essa mudança vem sendo percebida nos últimos singles, que vem sendo compilados um a um até fechar o segundo registro da banda, que conta hoje com Zeca Zendron (piano, guitarra e voz), Vitor Cunha (guitarra), Vicente Ebrs (baixo) e Antonio Silva (bateria). “Alomorfia” traz cinco faixas, sendo quatro já conhecidas do público, incluindo “Vielas”, que ganhou videoclipe e foi premiada como melhor letra no ano passado no 1º Festival da Canção de Brusque, terra do quarteto. A última canção se chama “O tempo não para” e deve sair até setembro.

“Tuas voltas”, divulgada em 30 de junho, apresenta uma sonoridade própria, amadurecida, saindo um pouco de referências como Strokes, Pearl Jam e dos primeiros álbuns do Arctic Monkeys, e trabalhando mais as texturas da música e os sentimentos. O último single representa bem o momento e evolução do Pétala Quinto, segundo o vocalista Zeca Zendron. “É um som que teve versões diferentes e estava há uns anos marinando. A música não estava de acordo com a mensagem da letra e ela ficou de escanteio um pouco, era mais pesada e fomos reformulando. “Tuas voltas” é um compilado do nosso processo ao longo dos anos e nos retrata muito bem, tanto liricamente quanto musicalmente”, comentou. Além de “Alomorfia”, a banda tem uma live session na manga que deve ser divulgada em breve, e pretende gravar outras duas ou três músicas para somar a esse material e fechar um álbum.

— Estamos tocando junto há cinco, seis anos, começamos na época do colégio, é natural evoluir e perder um pouco desse rock mais vigoroso que a gente consumia mais. Vem muito de dentro pra fora, cada um vai amadurecendo e nosso som vai mudando. Temos uma forma democrática de compor, cada um faz a sua linha, eu componho a letra e faço a melodia vocal e cada um agrega com o que consegue. É um processo legal que estamos passando, um caminho um pouco mais leve, intimista, no sentido de entender o que a gente expressa na nossa banda. E “Tuas voltas” fala sobre esse amadurecimento como pessoa, retratando a passagem do tempo, as voltas que o mundo dá e a vida do jovem como um todo. Estamos revendo essa questão do EP e cogitando estender ele, gravando mais umas e depois lançar um álbum como um todo. Fizemos uma live session desse trabalho também, um momento de nostalgia e para recapitular essa nova fase.


Ficha técnica

Áudio

Composição: Zeca Zendron
Interpretação: Pétala Quinto
Produção: Davi Carturani
Distribuição: Fogo Music
Capa: Valentina S. Moritz
Foto: Rafael Klein

Vídeo

Direção Geral: Vinicius Silva Santos
Direção de Fotografia: Rafael Klein
Direção de Arte: Joana Deschamps
Protagonistas: Carmino e Ricardo Zendron

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *