elasporelas-rifferama

Portal Elas por Elas: o censo da mulher na música catarinense

O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo e Habrok Music

Contribua


No dia 8 de maio foi lançado o Elas por Elas, portal dedicado a mapear as trabalhadoras da música em Santa Catarina. O projeto já tem mais de cem inscritas: são cantoras, compositoras, instrumentistas e produtoras cadastradas que atuam com cultura popular, música contemporânea e música erudita. Idealizado pela artista Tatiana Cobbett, o Elas por Elas foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura em 2020 e, além do registro, a plataforma tem como objetivo ser uma rede de articulação entre essas mulheres,  promovendo os trabalhos musicais, audiovisuais e debates.

O Elas por Elas pretende levantar os dados de pelo menos mil profissionais da música no estado. Na live de lançamento do portal, transmitida pelo canal da Café Maestro Produções no Youtube, foram homenageadas três mulheres históricas para a música catarinense — Zenaide Maria de Souza, Neide Mariarrosa (1936–1994) e Rute Gleber. Segundo Tatiana Cobbett, a criação dessa plataforma é uma maneira de resistir à invisibilidade da produção musical protagonizada por mulheres.

— Temos um estado de imensa invisibilidade artístico-cultural. Já internamente encontramos muita dificuldade de nos saber e reconhecer, temos pouco ou quase nada de conhecimento do que se faz na música catarinense em outras cidades no que se refere à mulher, que já padece dessa falta de visibilidade. O momento atual e essa potencialidade desse instrumento pode de fato colocar o portal no lugar que imagino que ele estará, dando vozes às mulheres atuantes na música catarinense.

Cadastre o seu trabalho

Conheça as conselheiras do Elas por Elas

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *