O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
2024 foi um ano e tanto para Amandah Amâncio. Além de ter sido uma das protagonistas da peça “Pela floresta” (título original “Into the Woods”), o primeiro espetáculo da Broadway licenciado para o Sul do país, a artista divulgou o seu álbum de estreia nas plataformas digitais. “Prazer, Amandah” traz nove faixas e foi apresentado em três etapas, dividido em dois EPs com três canções cada e depois o material completo, com mais três gravações inéditas. O trabalho é composto por releituras de sucessos de artistas como Rael, Natiruts, Rita Lee, entre outros. Enquanto esse registro estava sendo preparado, Amandah e sua equipe trabalhavam em paralelo no single “Deixo pra você”, que marca o começo da trajetória da cantora, atriz e dançarina no autoral. A música faz parte de um EP de quatro canções que será lançado ainda neste ano.
“Deixo pra você”, composição do produtor musical, guitarrista e companheiro de Amandah, Diego Nunes (Jamaica Groove), em parceria com Rafael Calegari e Rico Calegari, foi gravada no estúdio AeroTullio Sound Distillery, entre setembro de 2024 e fevereiro deste ano, com um grande time de instrumentistas — confira a ficha técnica abaixo. O EP terá colaboração de outros artistas como Laura Padaratz, Dan Costa e Milla de Oliveira, e carrega a diversidade musical do álbum, com foco na brasilidade. Ainda se aventurando na arte da composição, a cantora participa de uma faixa como autora. Nesse primeiro trabalho autoral, a artista escolheu falar sobre temas leves. “Sendo uma artista negra, quis fugir um pouco de cantar sobre pautas raciais. Me machuca. A minha ancestralidade está presenta na forma de música, na minha figura, como eu canto, nos ritmos afro-brasileiros”, afirmou. Em contato com o Rifferama, Amandah Amâncio falou sobre a sua estreia no autoral.
— O Diego e eu começamos fazendo barzinho, depois fui chamada para fazer eventos, entramos no nicho de casamentos e logo apareceu a oportunidade de fazer o meu show com banda assim que abriu o Franz Cabaret. Me identiquei, era o que eu queria fazer, e depois de um ano vimos que a gente precisava ter um diferencial. Como sou uma cantora bem eclética, surgiu a ideia de fazer esse trabalho de releituras e me reapresentar para o público de forma diferente, autêntica, com arranjos próprios, o que acabou virando uma marca minha. “Deixo pra você” já faz parte dos meus shows há uns dois anos, toda vez que vou cantar começo ensinando o refrão e tem dado certo, é um samba que fica na cabeça. É um trabalho que a gente ainda está plantando. Esse single é a primeira música de um EP que vai vir até o final do ano. (Compor) É uma coisa que estou me aventurando, aos poucos estou me lançando nesse mercado, construindo o nosso nome, montando a nossa equipe e ocupando os espaços.
Ficha técnica
Violão nylon, cavaco, produção musical, direção musical, arranjo, edição, mixagem e masterização: Diego Nunes
Técnico de captação: Tullio Capanema
Arranjo de metais, saxofones e trompete: Braion Johnny
Arranjo de vozes de apoio: Diego Nunes e Laura Padaratz
Voz: Amandah Amâncio
Baixo: Thiago Bratti
Teclados: Johnny Sonntag
Trombone: Carlos Ventura
Percussão: Alexandre Damaria
Bateria: Jack Batera
Coro: Laura Padaratz, Luana Laus, Mércia Maruk e Milla de Oliveira
Captação de imagem: Gustavo Medeiros “Avohai”
Marketing digital: Brenda Lima
Diretor de criação: Guilherme Moura
Ilustração: Will Costa
Foto: Tóia Oliveira