primeirodeck-rifferama

Primeiro Deck lança single e novo conceito para o seu reggae

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A Primeiro Deck, de Itajaí, alternou momentos de atividade e alguns hiatos nesses dez anos de estrada. Após o lançamento do álbum de estreia, “Dialeto”, que teve participação de Gazu (ex-Dazaranha) em uma das faixas e produção de Thiago Zello, o Samambaia, baixista do Planta & Raiz, a banda retornou em 2018 com o single “Não vou parar”. A pandemia da Covid-19 forçou uma segunda parada ao trio, que é formado por Allan Oliveira na voz e guitarra, Rodolfo Moura no baixo e Thiago Francisco na bateria. Esse período serviu para o trio desenvolver a sua sonoridade, que é batizada pelo grupo de reggae fusion: o termo une a levada do ritmo caribenho a elementos do rock e hip hop. A música “Sua luz”, divulgada em 27 de janeiro, já apresenta essa estética e foi produzida pelos integrantes da Primeiro Deck, com mixagem e masterização de Oliver Dezidério.

O single faz parte do EP que a banda está preparando para este ano, que traz quatro canções no total, que serão liberadas uma a uma nas plataformas digitais. O registro, que ainda não tem nome, é influenciado pelos timbres e estilo de vida de grupos de reggae e ska da Califórnia (EUA) como Dirty Heads, Rebelution, Iration, entre outros. “No cenário nacional a gente se inspira no BRAZA também”, contou Rodolfo Moura. Em contato com o Rifferama, falou sobre essa busca de modernizar a música da Primeiro Deck, saindo um pouco da sonoridade tradicional do reggae, trabalhando com camadas de sintetizadores e teclados sem perder a essência orgânica do formato guitarra, baixo e bateria. O artista também comentou sobre a parceria com o produtor Oliver Dezidério, do estúdio ODZ Music.

— Começamos a trabalhar novos lançamentos em 2018, ano em que fizemos vários shows. A pandemia foi um baque para todos nós, acabamos pausando os nossos projetos por questões financeiras, porém usamos esse tempo para amadurecer não só a parte musical, mas também poética e pessoal. Começamos a rever nossa trajetória, montar novas estratégias e nos preparar profissionalmente para alavancar nossa música e nossa carreira. Fomos buscar essas referências e começamos a desenvolver o conceito reggae fusion. Todas as composições do EP seguem como produção da própria banda, de forma independente, e a parte técnica de mixagem e masterização continuaremos realizando com o Oliver Dezidério. Além de ser uma grande pessoa, ficamos muito satisfeitos com o resultado que tivemos em “Sua luz”.

Foto: Carlos Furtado (Estúdio Bend)

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *