mulheresnoset-rifferama

Projeto audiovisual “Mulheres no Set” estreia com clipe

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A fotógrafa, diretora e videomaker Vitória Drechsler certamente já deve ter participado de uma produção audiovisual em que era a única mulher na equipe. Com o objetivo de oportunizar que mais trabalhadoras da área ocupem posições de liderança, a profissional criou o “Mulheres no Set”, projeto voltado para a área da cultura. A primeira edição gerou um teaser para a peça “Ori”, da atriz Amanda dos Anjos, e o videoclipe “Luz divina”, das cantoras e compositoras Ana Paula da Silva e Clariô Silva. As filmagens foram realizadas no dia 14 de julho, no teatro do Centro de Artes da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), com apoio do programa de extensão Luz Laboratório. Toda a equipe envolvida nas gravações foi formada por mulheres (confira a ficha técnica abaixo).

Em princípio, o “Mulheres no Set” é um projeto voluntário, mas a expectativa é poder remunerar as profissionais por meio das Leis de Incentivo à Cultura. Outro ponto de destaque é a formação das equipes, que devem mudar a cada produção, fazendo com que mais trabalhadoras possam ter a experiência de dirigir um material audiovisual. Estimular a criatividade é mais uma premissa desse grupo. “Teremos sets rotativos, vamos formar equipes. Tivemos uma equipe de manhã e a equipe da tarde se ajudando nos dois períodos. A ideia é que sejam sempre novas pessoas e ter um espaço criativo, para errar, para se divulgar, para se sentir parte. A gente está acostumada a entregar a demanda do cliente, queria ter um set em que a gente pudesse fazer do zero, criar de fato, com liberdade”, comentou a diretora do “Mulheres no Set”. Em contato com o Rifferama, Vitória Drechsler falou sobre o experiência da primeira produção.

— Normalmente você vê poucas mulheres nas funções de liderança e direção. Dificilmente você vai ver mais mulheres do que homens nos sets e a partir disso comecei a pensar uma forma de encorajar outras mulheres a tomar a frente e ocupar esses lugares. Primeiro fiz contato com o Luz Laboratório, sabendo que eles têm uma iluminadora mulher, e comecei a procurar outras profissionais que estão nessas funções. Tinham pessoas iniciando, mas a grande maioria já trabalha no meio audiovisual. Foi uma experiência muito bonita ver elas se ajudando, encantadas com a proposta. Fiquei muito feliz com a ideia de incentivar essas pessoas a tomarem a liderança no set de filmagem. A gente precisa mostrar o nosso trabalho. Quero que seja um espaço seguro para crescimento, desenvolvimento e amizade entre nós.

Ficha técnica “Mulheres no Set”

Música: Jotacê e Ana Paula da Silva
Áudio: Wagner Lagemann (estúdio Pedra Redonda)
Produção: Elaine Sola “Polly” e Thaís Lima
Assistência de Produção: Nicole Cunha
Direção de Fotografia: Vitória Drechsler
Iluminação: Letícia Loch
OP Câmera e Edição de Vídeo: Noel Caneppa e Vitória Drechsler
Fotógrafas: Elisa Imperial, Dara Gaia e Duda Soares
Making of: Lara Decker e Isadora Drechsler
Coordenador do Luz Laboratório: Ivo Godois
Bolsistas do Laboratório: Gabriela Luz, Méllanie L Brick, Karolina Rodrigues, Amanda Alves e Maria Ondina

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *