O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music, Mini Kalzone e Orquestra de Baterias
Entre abril e dezembro do ano passado, a OSC (Organização da Sociedade Civil, o mesmo que ONG) Usina da Imaginação desenvolveu o Projeto Inspiração com 19 crianças e adolescentes de diferentes contextos sociais de Florianópolis. As oficinas online realizadas resultaram numa série de obras: galeria de artes plásticas, álbum, nove curtas-documentários e três videoclipes. Os trabalhos trazem reflexões sobre arte e pandemia e estão disponíveis nas plataformas digitais e também no site oficial do projeto. “Todos relataram a solidão que sentiram e como a arte ajudou”, informa a diretora da Usina da Imaginação, Rita de Cácia Oenning da Silva.
O álbum “Janelas ao vento” tem oito faixas e foi produzido por dez estudantes de música com idades entre dez e 17 anos. Com letras em português e inglês, o material é bastante diverso em termos de sonoridade e teve a orientação do músico e compositor Miguel Arruda, da Mocoin (Mostra de Composição Infantojuvenil), e participação da dupla Leonardo Aquino e Diogo Costa, do Estúdio Cacupê e integrantes das bandas Soonanda e Atrás do Pensamento. Além da gravação do álbum, os jovens artistas participaram de um workshop de trilha sonora com os renomados Cláudio Rabeca e Silvia Beraldo e musicaram o curta “Isa”.
Também diretor da Usina da Imaginação e coordenador do projeto, Kurt Shaw afirma que os estudantes de música tiveram de se colocar no lugar de crianças de outros contextos sociais e exercitar a empatia para compor o álbum “Janelas ao vento”. Os participantes foram indicados por Arruda, convidado a ministrar as oficinas de composição, em virtude da dificuldade de criar novos vínculos no começo da pandemia, explica Shaw. “Eles falaram de esperança em meio à tragédia e de como construir vínculos com as pessoas mesmo diante do isolamento social. Foi uma experiência espetacular”, comenta.