O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
“Quintais, ruas e costumes”, colaboração entre o grupo Quarto Cômodo, de Blumenau, e o produtor Nnay Beats, de Gaspar, foi lançado no dia 10 de maio e chegou como um dos principais (se não o melhor até o momento) trabalhos de rap deste ano. O EP, que é mais um material de alto nível do catálogo do selo Verve Ent., traz sete faixas, incluindo uma introdução com scratches do DJ Leokdio, e participações do conterrâneo da banca Segmento em “047” e da MC paulista Killa Bi em “Novo quintal”. “Quintais, ruas e costumes”, segundo registro do Quarto Cômodo, que é formado desde 2018 por Guinotz, Yurifluente, Trinda, Mermo e Higggs, rendeu ainda um videoclipe para a música “Manifesto 4C”, com direção de Junior Darolt. A capa foi desenhada pelo artista visual Lucas Royer Lopes (Xarope).
A parceria do grupo com Nnay Beats começou no fim de 2021, após o evento de lançamento da primeira mixtape do Quarto Cômodo, que teve a participação da rapper Killa Bi. O produtor tinha acabado de se mudar para Blumenau e todos se juntaram no estúdio para uma sessão que resultou em “Novo quintal”, faixa que encerra o repertório. O entrosamento deu tão certo que os encontros passaram a ser semanais, sempre trocando ideias, batidas e referências. Esse processo levou aproximadamente um ano até “Quintais, ruas e costumes” tomar forma. Em contato com o Rifferama, o beatmaker Guilherme Alcântara Voltolini, o Guinotz (os outros quatro integrantes do 4C são MCs), falou sobre a colaboração com Nnay Beats. Além do último trabalho, o Quarto Cômodo divulgou em fevereiro o single “Superlativo”.
— O Quarto Cômodo foi formado no começo de 2018, a gente já conhecia a galera da Verve, são os caras que faziam um som aqui em Blumenau, e gerou uma identificação por ser um estilo parecido, um rap mais introspectivo, uma parada mais suja. Fizemos um evento de lançamento da nossa primeira mixtape, chamamos a Killa Bi, a rapaziada da Verve tocou também, e isso nos aproximou mais, começamos a colar no Nnay pra fazer uns sons no estúdio. A ideia era fazer só esse feat, mas curtimos e fomos fazendo mais músicas com a mesma estética e vimos a possibilidade de formar o “Quintais, ruas e costumes”. Fomos desenvolvendo os sons ao longo de um ano e o resultado foi esse, chamamos o Segmento pra chegar de feat e o DJ Leokdio pra fazer uns scratches.
Foto: Junior Darolt