rafaelsalib-rifferama

Rafael Salib reinterpreta o blues no seu primeiro EP solo

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O guitarrista, compositor e pesquisador Rafael Salib é um grande estudioso do blues. Mas não só. Atualmente, o artista se divide em três projetos com músicos de três estados diferentes, enquanto se dedica ao doutorado em Música (Processos Criativos) pela Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina): Salib toca na banda de rock psicodélico UmQuarto, de Florianópolis, onde vive desde 2017; participa do duo Manufaturados (SP), com Daniel Mendes, que faz um som experimental; e é integrante do Uranius Blues, de Porto Alegre (RS). No dia 28 de novembro de 2022, o músico lançou o seu primeiro EP solo, “Vila Tereza Blues”, que traz versões para cinco canções de referências no estilo, com arranjos próprios no formato voz e guitarra (ou violão). Esse é o primeiro registro oficial de Salib cantando — o bluesman foi responsável por toda a produção do material. 

Gravado em duas sessões, em fevereiro e junho de 2021, no seu estúdio em Porto Alegre, o EP tem no repertório músicas imortalizadas por lendas do blues como Muddy Waters, Buddy Guy e Mississippi John Hurt, além de temas dos brasileiros Bebeco Garcia e Egisto Dal Santo e André Christovam, com quem Salib teve a oportunidade de fazer algumas aulas. Além de pesquisar o estilo a fundo, o guitarrista, que é mestre em Etnomusicologia, também pela Udesc, estuda a improvisação como processo criativo. Em contato com o Rifferama, o artista falou sobre o processo de gravação, a escolha das faixas e a decisão pelo formato solitário. Rafael Salib também informou que existe uma segunda parte que será lançada neste ano, com outras cinco canções.

Eu produzi e gravei o EP todo sozinho, ainda no período da pandemia. Ele foi feito em caráter de imersão mesmo, para estudar as músicas, organizar os arranjos e captar. Ele é todo gravado ao vivo, estou cantando e tocando guitarra ou violão. Optei por não usar edição alguma quanto à performance e aproveitar o máximo possível do take. A ideia era estudar esses arranjos e tentar extrair o melhor deles, mas ao vivo, exatamente como se fazia nos primórdios do blues. “Vila Tereza Blues” é o encontro desses artistas a partir da minha interpretação deles. Dos trabalhos que participei sou guitarrista ou arranjador. Apesar de cantar há muito tempo, esse EP é meu primeiro em estúdio oficialmente cantando. Gravei dez músicas e lancei essas cinco primeiramente, vou lançar outro EP no mesmo estilo agora em 2023.

Foto: Manu d’Eça

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *