O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
*por Ramon Lima
Cultura negra e autoestima para o povo preto emergem das profundezas de Santa Catarina. Um estado predominantemente de população branca e de colonização europeias tem sido marcado pelo encontro e reencontro de artistas negros e periféricos. Lançamentos como do artista Ice Black e d“A Cypher Mais Pesada do Sul” vão ao encontro desse momento.
Nesse cenário, o rapper DaHiLL, integrante do grupo Doff Crew, de Blumenau, estreou como artista solo em 2019, com dois singles divulgados. No ano passado, o músico apresentou outras três faixas, mais um EP, homônimo, além do videoclipe para “Só você”. No dia 22 de março, DaHiLL iniciou uma nova fase com “Um novo deus”, seu primeiro álbum. O trabalho foi lançado pela gravadora Doff Records.
O artista diz que o trabalho surgiu em meio à pandemia da Covid-19: a falta de shows o estimulou a produzir um trabalho único. “Fiquei muito feliz com quem escolhi para ajudar no projeto. As músicas em que escolhi as pessoas que fizeram feat comigo, todas estão dando resultados muito bons nas plataformas digitais. Bom saber que as pessoas estão curtindo ouvir o álbum”, conta.
O rapper teve a ideia de nomear o projeto enquanto gravava as músicas. Diego, nome de batismo do artista, sempre se viu como um cara fraco, que tem medo das coisas. O DaHiLL, segundo ele, é um cara diferente, que não tem receio de arriscar. “Quero mostrar esse meu novo lado e nisso veio a ideia do nome do álbum”, informa o cantor e compositor, que cita como influências Rita Lee, Facção Central e Djonga.
Ficha técnica
Letras, voz e composições: DaHiLL
Produção, mixagem e masterização: CFB e ProdbyRafa
Gravadora: 159/ d’OFF Company
Arte da capa e fotografia: Lucas Giovani
*Ramon Lima é poeta, professor de sociologia e produtor cultural. Lançou em 2020 o livro “Desertos que dançam”
É o trap ️
Baita, os artistas de sc estão fazendo belos encontros e lançamentos. Exemplo disso ta ai.