O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo e Habrok Music
Após quatro álbuns de estúdio gravados entre 1996 e 2018, mais um registro ao vivo, lançado em 2020, o compositor Rodrigo Piva decidiu investir em singles. O contexto de pandemia (e político também) no Brasil aflorou o lado crítico do músico, que já tinha escrito “Fake news no samba”, e no dia 28 de abril divulgou o novo single “Negacionista”, que ganhou um clipe de animação produzido pelo cineasta Marko Martinz, da Vinil Filmes, em parceria com a artista visual Pati Peccin.
O vídeo, inspirado na estética Pop Art, satiriza de forma bem humorada uma grande parte da população brasileira que não acredita na ciência. “Negacionista” foi produzida por James Liberato, que também gravou guitarra e fez a mixagem, e conta com a participação dos músicos Everson Vargas (baixo) e Miguel Liberato (bateria). A masterização é de Alécio Costa. Este é o segundo projeto em que Rodrigo Piva e Marko Martinz trabalham juntos. Em 2015, o compositor participou da produção e fez a direção musical do filme sobre a vida e obra de seu avô, o sambista Túlio Piva, que foi dirigido por Martinz.
— Nesses tempos sombrios, a arte se torna ainda mais necessária. “Negacionista” aborda o estranho comportamento de uma parcela da população que duvida da pandemia e é contrária às medidas de isolamento social. Compus essa música em fevereiro, depois de uma rápida caminhada, quando avistei várias pessoas usando máscara no queixo (ou sem ela). Sou da opinião que todo artista deve se posicionar ou encampar uma causa para que sua obra faça algum sentido.
Foto: Aline Carper