O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Bro Cave Pub, Lord Whisky Distillery e Biguanet Informática
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
O cantor e compositor Romulo Carvalho, de Blumenau, trabalhou dois anos no lançamento do EP “Bem-vindo ao fim”, entre outubro de 2019 e dezembro do ano passado, divulgando as seis faixas uma a uma. Para dar sequência a sua carreira solo, o músico decidiu apresentar algo diferente. Com o auxílio do produtor Davi Carturani, do Estúdio Pistache, de Brusque, o artista saiu da sua zona de conforto com “Agosto”. O novo trabalho se distancia um pouco das principais influências de Carvalho, fã do rock gaúcho e da sonoridade dos anos 90. A canção traz uma pegada mais moderna, com o uso de sintetizadores, mas sem perder a identidade de Carvalho, que também divulgou um videoclipe para a música, dirigido por Gui Becker e Pablo Cruz, que traz obras de Jean Tomedi, autor da capa do single.
“Agosto”, que saiu no dia 26 do mesmo mês nas plataformas, faz referência, claro, ao “mês do desgosto” e a sua fama de interminável, mas também fala sobre uma relação em que duas pessoas não estavam mais se encontrando. O clipe em preto e branco traduz o sentimento que o músico quis passar na letra da faixa. Musicalmente, o single mistura rock, pop e uma energia punk, com a produção mais atual de Carturani. Segundo Romulo Carvalho, a participação do produtor musical, que é conhecido pelo trabalho e parceria com o fenômeno Bryan Behr, foi fundamental para chegar na sonoridade pretendida. Além da produção, Carturani ficou responsável pelas guitarras, sintetizadores e baixo, enquanto Ruan Rogê Mueller gravou a bateria: a composição, as vozes e a guitarra são do artista.
— Essa canção mescla uma pegada oitentista, ao mesmo tempo misturando com esse som que está sendo produzido agora, tentando trazer uma cara mais jovial para a música. Todo artista quando lança um trabalho novo quer fazer algo diferente. Procurei trazer novos elementos, sem perder a minha identidade. “Agosto” é uma canção bem interessante, executava ela com a banda há um ano e ela tinha uma pegada mais punk rock, mais crua. Passei para o Davi (Carturani) as referências que queria e falei pra ele “se vira”. Ele conseguiu ler a minha mente e transformar essa música em algo diferente do que eu vinha fazendo. Curti bastante o resultado.
Ficha técnica
Composição, vozes e guitarra: Romulo Carvalho
Produção, guitarras, sintetizadores e contrabaixo: Davi Carturani (Estúdio Pistache)
Bateria: Ruan Rogê Mueller
Foto: Gui Becker