santayadub-rifferama

Santaya inspira e muda a cena do reggae na Região Serrana

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Com pouco mais de um ano de estrada, a Santaya, de Lages, está transformando a cena regueira na Serra. Com profissionalismo e a força do coletivo, a banda já trouxe para a cidade grupos que são referência no estilo, como Mato Seco e Nazireu Rupestre: o primeiro festival Sul Roots Fest aconteceu no dia 20 de julho e foi realizado via PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Além dessa organização e da vontade de fazer acontecer, o grupo se diferencia por ter uma vocalista, algo pouco comum, principalmente em se tratando do reggae. No mês de junho, a Santaya lançou o seu primeiro single como um quinteto: Duda Valle (voz e guitarra), Henrique Keoma (guitarra), Matheus Valim (baixo), Luis Paulo (saxofone) e Davi Fernandes (bateria). Tanto a gravação quanto o videoclipe de “Não se apegue” ficaram a cargo da própria banda — confira a ficha técnica abaixo.

A canção foi gravada no Binghiman Studios, do baterista e produtor do grupo, Davi Fernandes, e integra o álbum de estreia da Santaya, “A hora é Jah”, que tem 14 faixas e deve ser lançado neste ano. O objetivo do quinteto é divulgar pelo outro single antes de liberar o material completo nas plataformas digitais. Apesar de ser uma banda nova, os músicos trazem a experiência de outros projetos em Lages. A Santaya foi criada por acaso. Duda Valle e Davi Fernandes fizeram um som numa festa da empresa onde trabalham juntos, perceberam a afinidade e buscaram os músicos para tocar reggae. Com poucas referências de artistas mulheres no estilo, Duda sabe do peso que é abrir caminho e assume o posto com responsabilidade. Em contato com o Rifferama, a cantora, compositora e guitarrista falou sobre as suas influências no reggae e os planos da Santaya.

É desafiador pelo fato de não ter tantas referências de mulheres no reggae, mas tive a sorte de encontrar na minha caminhada mulheres que me influenciaram, como a Aninha Sistah (Natural Dread), a Denise D’Paula (Filosofia Reggae) e a Marina Peralta, que são as minhas referências. No último show recebi um desenho de uma fã de cinco anos, a gente vê que gera identificação. Esse é o objetivo, passar uma mensagem positiva. Falamos sobre coisas que a gente acredita, justiça social, igualdade de gênero, preservação da natureza, espiritualidade. Estamos produzindo o nosso primeiro álbum no estúdio do Davi, que é onde a gente ensaia e troca ideia. Como fazemos tudo sozinhos, o processo é lento, mas a cada etapa a gente aprende um pouco mais. Fizemos o festival, trouxemos duas bandas que a gente gosta e ainda contamos com a participação do Natural Dread no nosso show. Montamos um coletivo e reunimos mais de 300 pessoas em Lages para ouvir reggae. Está sendo muito legal movimentar (a cena).

Ficha técnica

Áudio

Composição e arranjo: Santaya
Vozes: Duda Valle, Matheus Valim e Luis Paulo
Guitarras: Duda Valle e Henrique Keoma
Baixo: Matheus Valim
Saxofone: Luis Paulo
Produção, mixagem e bateria: Davi Fernandes
Teclados: Álvaro De Lazari
Masterização: Fernando Delgado
Assistente de masterização: Breno Amorim

Vídeo

Produção: Pilão É Mato
Roteiro: Duda Valle e Luis Paulo
Edição e EFX:
 Duda Valle e Luis Paulo
Locação e apoio: Espaço Fit Alimentação Saudável
Atriz: Luiza Tamires

Foto: Nicole Lima

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *