stellafolks-rifferama

Stella Folks explora lado mais pop em prévia de segundo EP

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A Stella Folks liberou na última terça-feira (31 de outubro) o single “O sol e a tempestade”, prévia do segundo EP do grupo, que ainda não tem nome e deve sair em 2024. A música foi gravada no estúdio Elephant Office, em Governador Celso Ramos, com produção de Márcio Pimenta, como prêmio pelo terceiro lugar no concurso de bandas autorais do festival Mundial Rock, e foi mixada e masterizada por Alexei Leão. Para comemorar a abertura dessa nova fase e o lançamento da faixa, que teve a participação de Diego Marchezan nos teclados, o quarteto formado por Thiago Mates (voz, violão e guitarra), Rafael Pollmann (guitarra e voz), Raphael Faria (baixo) e André Guesser (bateria), promovem a quarta edição do Stella Autoral neste sábado (4), no Beer and Pork, em Coqueiros, Florianópolis, ao lado de Serginho Feijó e AKANOÁ, e exposição de arte de Ellis Blum.

Em “O sol e a tempestade”, a Stella Folks recorre a um expediente que já foi utilizado em outras produções. Essa é a quarta canção escrita por Jean Mafra que a banda leva para o estúdio. A diferença é que essa música não foi escrita com algum integrante ou pensada para o grupo: a composição, parceria de Mafra com Fernando “Zenk” Baasch, data do fim dos anos 90 e nunca chegou a ser gravada pela Samambaia Sound Club, da qual Guesser também fez parte. Inspirada no livro “Água viva” (1973), de Clarice Lispector, “O sol e a tempestade” apresenta um lado mais pop da Stella Folks, com presença marcante dos teclados. Em contato com o Rifferama, o vocalista Thiago Mates falou sobre as recentes colaborações com Jean Mafra e informou que a sonoridade do EP deve caminhar para essa direção trazida pelo single. O restante do material será captado no Bárbaro Estúdio, com Maurício Peixoto.

— O Jean tem um lado muito poético e se encaixa bem com o jeito que a gente gosta de expressar as coisas. É uma parceria de composição que dá super certo, a gente pegou a música e fez do nosso jeito, uma releitura bem diferente daquela demo da Samambaia que ele me mandou alguns anos atrás. Essa é a música da Stella que mais tem teclados, também estou cantando de um jeito diferente, mais falado, uma pegada mais interpretativa ainda. O (Rafael) Pollmann trabalhou demais nas duas guitarras, a linha é toda dele, o solo final também. Vamos começar a gravar as outras músicas, temos mais quatro, não sabemos ainda se vamos acabar neste ano. “O sol e a tempestade” é um bom aperitivo. No EP passado a gente tinha músicas mais pesadas, barulhentas, até “Quebrando vidraças”, que é uma balada, tem um momento de explosão. Agora estamos em outro polo, queremos fazer algumas coisas mais pop que têm nos agradado nesse momento. 

Ficha técnica

Música: Fernando Baasch “Zenk” e Jean Mafra
Letra: Jean Mafra
Arranjos: Stella Folks e Thiago Aquino Gomes
Gravação: Estúdio Elephant Office
Mixagem e masterização: Alexei Leão
Teclados: Diego Marchezan
Coprodução: Marcio Pimenta
Imagens/edição: Anderson Motta

Foto: Leandro Moraes

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *