O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
A trajetória da Stella Folks está intimamente ligada ao cantor, compositor e guitarrista Fábio Della. Em 2017, Thiago Mates e Bernardo Lajus (ex-guitarrista) viajaram a Belo Horizonte para gravar o single de estreia da banda, “Despertador”, que contou metade do Aerocirco: além de cuidar da parte técnica (produção, mixagem e masterização), Della tocou bateria; Rafael Lange dirigiu o videoclipe e assumiu o baixo. No começo da pandemia, em 2020 a Stella divulgou a primeira parceria com o músico, “Sujeito oculto”, que também foi assinada Henrique Monteiro, outro integrante do Aerocirco. Nesta quinta-feira (21), o quarteto, que é formado por Mates (voz e guitarra), Rafael Pollmann (guitarra e vocais), Raphael Faria (baixo) e André Guesser (bateria), faz o show de lançamento da faixa “Talvez”, no Out! Rooftop, em Coqueiros, Florianópolis, onde foi filmado o último clipe da banda, “Maria José”, divulgado em abril.
“Talvez” tem letra de Fábio Della, música de Thiago Mates e arranjo feito pelo quarteto. Grande influência para a Stella Folks, o Aerocirco foi determinante para o vocalista tirar do papel a ideia de fazer as suas próprias canções. “Quando a Stella estava no papel ainda, a gente (Mates e Bernardo Lajus, ex-guitarrista do grupo) foi num show com Aerocirco, Babba e Samambaia Sound Club, a Célula estava explodindo de gente e foi o dia que conhecemos o Della. Tivemos bastante influência das bandas daqui”, comentou o cantor e compositor. Da amizade com o produtor e referência surgiu uma forte identificação artística, que vem possibilitando essas trocas. “Talvez” tem uma sonoridade mais indie rock, a exemplo da própria “Despertador”, mas também de “Leal”, single do álbum “Stella Folks” (2019). Em contato com o Rifferama, Thiago Mates falou sobre a parceria com Fábio Della e os próximos planos.
— Aerocirco talvez tenha sido a nossa maior influência e a parceria com o Della casa muito o jeito de dizer as coisas, de eu me identificar do jeito que ele gosta de escrever e ele curte o meu lado musical também. É uma pena ele estar morando lá (em BH), por isso a gente não consegue fazer mais coisas juntos. “Talvez” tem uma sonoridade que lembra “Leal”, “Despertador”, eu percebo que o indie rock está sempre na banda. “Fundo do poço”, que é uma música bem groovada, tem inspiração também de Franz Ferdinand, “Maria José” tem algumas coisas meio Arctic Monkeys, igual “Stella”. O indie rock é o alicerce da banda, apesar de a gente experimentar muitas coisas, de certa forma não deixa de ser uma canção dançante, agitada. Além de “Talvez”, “Maria José” e “O sol e a tempestade”, temos mais duas músicas prontas e estamos compondo mais uma. A vontade é lançar um álbum no ano que vem, que será o segundo da banda.
Ficha técnica
Áudio
Letra e música: Fábio Della e Thiago Mates
Voz e guitarra: Thiago Mates
Guitarra e voz de apoio: Rafael Pollmann
Baixo: Raphael Faria
Bateria: André Guesser
Engenheiro de gravação: Maurício Peixoto
Produção musical: Stella Folks
Mixagem e masterização: Alexei Leão
Vídeo
Imagens: Thiago Mates, Rafael Pollmann e André Guesser
Edição: Macela Rampon
Foto: Cassiano Ferraz