tombueno-rifferama

Teatral, roqueira e brasileira: conheça a arte de Tom Bueno

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Conheci o cantor e compositor Tom Bueno no 13º Festival da Canção de Balneário Camboriú, realizado em 2024. Na ocasião, o artista defendeu no Teatro Municipal Bruno Nitz “Fila do pão” e, apesar de não ter sido premiado, chamou a atenção pela performance e também teatralidade da sua música, que mistura a MPB com o rock. Foi mais um passo de Bueno rumo à concretização de um sonho: lançar o seu primeiro álbum solo. “Gota do oceano”, que traz sete faixas e mais uma introdução, foi inaugurado em show em agosto do ano passado no Theatro Adolpho Mello, em São José, onde vive desde que deixou Porto Alegre (RS) para cursar Licenciatura em Música no Ceart (Centro de Artes, Design e Moda). Os primeiros singles desse material, “O bicho” e “Filho de mim”, que saíram em fevereiro e maio nas plataformas digitais, respectivamente, representam bem a estética abrangente do disco, que tem a participação de vários amigos músicos do artista e tem mixagem e masterização de Gustavo Cavalheiro e Vinícius Borges.

Tom Bueno é o que se pode chamar de multiartista. Natural de Porto Alegre, teve Publicidade e Propaganda como primeira graduação, área em que atua ainda como designer em projetos específicos voltados para a área da cultura, mas quando começou a escrever as próprias canções, o músico sentiu a necessidade de estudar. Com larga experiência no teatro musical e também como dublador e locutor, começou a desenvolver o repertório de “Gota do oceano” durante a passagem pelo Ceart. Além dos dois singles já divulgados e “Fila do pão”, o álbum traz uma faixa escrita pelo seu pai. “Ele não tem nada a ver com esse mundo, mas em algum momento da vida ele fez essa música que tem uma coisa meio nativista. Ele cantava muito essa música lá em casa e ficou na minha memória. Como o disco é um apanhado de várias vivências e influências, fazia sentido ter essa música inicial, de onde veio e para onde vamos, com “Barbotina”, que é a música tema do espetáculo teatral que participo aqui em São José”, informou. Em contato com o Rifferama, Tom Bueno falou sobre a musicalidade de “Gota do oceano” e também a sua trajetória.

— Fiz bastante coisa com teatro musical em Gramado, lá é muito explorado para o turismo. Em meio a tudo isso eu ia rabiscando algumas ideias, sempre gostei muito de improvisar com o violão e escrever poemas. São canções que venho escrevendo desde 2016, começo de 2017. Enquanto estava nesse trabalho em Gramado comecei a me interessar pela produção musical e esbarrei muito na falta de conhecimento. Só fui concretizar essas músicas nesse período mais recente, de mais contato com o estudo da música. A Udesc é um espaço com muita troca de conhecimento e networking, tanto que a galera que está tocando comigo são todos dali ou que já tiveram algum contato em algum momento da vida. O teatro vem sempre caminhando do lado. Em “O bicho” dá pra sentir um pouco de teatralidade, que é uma coisa que venho buscando cada vez mais colocar nas músicas. Acho que os singles conseguem englobar bastante o que é o disco e fiz questão de lançar os dois justamente por serem bem diferentes. Tem música que é só voz e violão e outras com banda, distorção e quebraceira. 


Ficha técnica

Produção musical, arranjos, voz principal, violão e guitarra: Tom Bueno
Mixagem e masterização: Gustavo Cavalheiro e Vinícius Borges
Captação: Metelkova Estúdio
Captação (bateria e percussão): JP Estúdio
Edição: Metelkova Estúdio e Lab Ladera
Musicistas: Nalu (voz), Gabi Mafra (baixo), Davi Miranda (teclas), Jeff Nefferkturu (flauta) e Vitor Nogueira (bateria) e Cleyton Medeiros (percussão)

Foto: Bê Godoz

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

2 Comentários

  1. Fui aluna do Tom na oficina de Voz e Expressão, possibilitada pelo PAC, e tive o privilégio de poder assistir a estréia de Gota do Oceano. Tom é um artista e professor incrível, sorte de quem puder esbarrar com esse pedacinho da arte dele por aí.

  2. Tive o prazer de assistir a primeira apresentação de Gota do Oceano. E só posso dizer que é incrível. Ao Tom Bueno, todo merecido sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *