tierrimotta-rifferama

Tierri Motta estreia com canção em parceria com Toucinho

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O cantor, compositor e violonista Tierri Motta é, sobretudo, um escritor. Esse é só um dos tantos motivos que fizeram o artista estrear o seu trabalho autoral apenas neste ano com o single “Entre paz e desejos”. “Eu gravei um single em 2015, mas foi uma coisa bem amadora. Eu queria ser suficientemente bom para me lançar. Foi uma longa caminhada, estou mais seguro para produzir e ir atrás”, contou. Natural de Rio Claro (SP), Motta vive em Florianópolis desde 2007, quando veio cursar Letras na Universidade Federal de Santa Catarina. Na época, o músico tinha desistido de tocar e compor, queria apenas escrever, mas fez as pazes com o violão por influência de amigos como Murilo Damasceno e logo foi conhecendo outros artistas. A também poeta e compositora Ryana Gabech o apresentou para o mestre Lourival José Galiani, o Toucinho, parceiro na canção “Entre paz e desejos”, uma das duas faixas do single lançado na última sexta-feira (28) nas plataformas digitais.

Escrita em 2014, “Entre paz e desejos” teve a letra finalizada apenas no ano passado. É como se fosse uma parceria entre o Tierri Motta de dez anos atrás com o de hoje. O tema da canção surgiu de um encontro com Toucinho e é uma das poucas composições do baterista (e também pianista e inventor) com registro em estúdio. E com o próprio tocando, o que torna esse lançamento ainda mais especial. Além da faixa título, Tierri Motta gravou “Santidade”. A produção, que contou com Pedro Germer (guitarra, Grillo e Os Mosquitos/Mang), Jeff Nefferkturu (baixo) e Charles Espíndola (violino) e Gabriel Vieira (violino, mixagem e masterização), foi viabilizada com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) — confira a ficha técnica completa do projeto abaixo. Em contato com o Rifferama, o cantor e compositor falou sobre a sua estreia fonográfica e a oportunidade de homenagear Toucinho.

— Em 2014 o Toucinho queria produzir um álbum e estava atrás de compositores. Mostrei uma das minhas composições e ele fez uma cifra de “Entre paz e desejos”, estava com a harmonia pronta e a primeira frase da música, que é ideia dele. Eu já tinha largado o curso, estava meio à deriva, queria fazer música. Fiz a letra de “Entre paz e desejos” a partir da ideia dele. Ele estava no meio de um congestionamento e via do lado o mato e do outro a cidade, as obras, o caos, a multidão engarrafada. É uma crônica social sobre a alta temporada na Ilha, apontando para o consumismo e a especulação imobiliária. Quando surgiu a possibilidade do edital, em 2024, o primeiro impulso foi fazer essa gravação. Eu tenho muitas músicas das quais eu gosto, mas escolhi “Entre paz e desejos” para homenagear ele, é uma grande figura, uma lenda e um amigo. Recebi a sorte e o presente de fazer essa parceria com o Toucinho, ele fez a exceção de tocar bateria de novo e tocou muito bem (a música foi gravada em setembro), tem a assinatura dele. 

Ficha técnica

Concepção, composições, produção musical, voz e violão: Tierri Motta
Bateria e composição: Toucinho Batera
Baixo: Jeff Nefferkturu
Guitarra: Pedro Germer
Violino: Charles Espíndola
Violino, mixagem e masterização: Gabriel Vieira
Fotografia e figurino: Jéssica Junqueira
Cenário e direção de arte: Sarah Pusch
Captação musical: Alquimia Musical Estúdio
Captação da bateria: Estúdio Um Lugar
Produção executiva: Luiza Pimenta

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *