O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Em 2019, Ana Croce criou um projeto cover para realizar a sua vontade de cantar e se apresentar ao vivo. A pandemia colocou todas as bandas em hiato, incluindo a Bento Leão, da qual Leonardo Machado era o vocalista e guitarrista. O então casal juntou as escovas de dentes no período e começou a escrever material para o viria a ser a Velavulto. “Mudança” foi uma dessas letras feitas pela dupla que foi arranjada em quarteto com João Mesadri (baixo) e Bruno Sanchez (bateria). Foram dois anos entre a formação do grupo, os ensaios para compor e a produção do single, que foi gravado no estúdio Mario Lima, em Joinville, com mixagem de Diego Nunes. A faixa, divulgada no dia 25 de julho nas plataformas digitais, ganhou um videoclipe com Ana Croce no papel principal, além de imagens de arquivo registradas pela família da cantora e compositora, tornando o primeiro lançamento ainda mais especial para a banda.
“A ideia inicial era fazer um clipe com cenas de todos da infância, olhando para trás, por sorte a minha família tinha essa filmadora quando eu era criança, tínhamos muito material para usar e resolvemos seguir nesse caminho para criar a narrativa do clipe, comigo dirigindo e olhando memórias no retrovisor. Foi muito legal o processo, eu chorava muito na montagem do clipe”, comentou o vocalista. “Mudança” é uma espécie de cartão de visitas da Velavulto, que pretende experimentar mais no próximo single, “Meu final feliz”, inclusive no audiovisual. Com influência de ícones dos anos 90 como Radiohead e Smashing Pumpkins e artistas brasileiros como YMA e Terno Rei, a banda trabalhou dois anos até fazer um som que fosse próprio. Em contato com o Rifferama, Ana Croce informou que o grupo deve lançar o próximo single ainda neste ano e está produzindo um EP de pelo menos cinco canções.
— A nossa próxima música, “Meu final feliz”, terá referências mais alternativas, vamos experimentar um pouco mais. Ela tem uma letra bem densa, quem escreveu foi o Evaldo (Cevinscki Neto), que era da Bento Leão. Ele nos mandou ideias e mudamos algumas coisas. É muito legal ver os amigos artistas se apoiando. Ainda estamos pensando no melhor nome (para o EP), mas nós quatro temos muitas referências de filmes de terror, queremos algo nesse sentido, menos direto. Eu tive uma ideia bem David Lynch, uma coisa bem surrealista, para o clipe da próxima música. O EP é para mostrar a gente, talvez não esteja tudo conectado. “Mudança” é uma música que a gente quer que esteja no EP, mas não tem muito a ver com o resto. A nossa ideia é lançar essa música e tocar, entrar em contato com outras cidades e fazer mais pessoas conhecerem a banda.
Ficha técnica
Letra: Ana Croce e Leonardo Machado
Composição: Velavulto
Captação: Estúdio Mario Lima
Mixagem: Diego Nunes
Agradecimentos: Anderson Lima, Demis Kohler, Fred Lazzarotti e Maria Eugênia Otero