vinceawen-rifferama

Vince Awen se inspira no xamanismo em EP sobre as estações

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em 2021, o cantor e compositor Vinícius Lopes Saporito lançou os primeiros singles como Vince Awen, seu projeto solo. Com influências da cultura celta, que inspirou o seu novo nome artístico (Awen significa espírito livre em gaélico), do folk, da new age e trilhas sonoras de filmes, o músico se afastou do seu passado rock and roll e descobriu um propósito: fazer canções de esperança. O lançamento de “Águia em mim”, que tem participação de Hélio Gabriel, reforça o posicionamento que o artista vem demonstrando nessa fase, que preza pelo autoconhecimento e conexão com a natureza. A música ganhou um videoclipe com direção compartilhada com Pablo Cruz, que já tinha trabalhado com Vince Awen nos audiovisuais de “Come Back Home” e “About to Bloom”, e tem produção, captação, mixagem e masterização de Davi Carturani, do Estúdio Pistache. Esse projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque.

“Águia em mim” é a segunda composição em português lançada por Vince Awen: “Seiva e sangue” saiu em 2022. Como escreve canções de esperança, o artista decidiu focar no nosso idioma para facilitar o entendimento das mensagens. “Toco em retiros espirituais e senti a necessidade de cantar em português”, comentou. Os seus primeiros singles, “Come Back Home” e “About to Bloom”, ganharam versões traduzidas e serão divulgadas em 2025. O principal projeto para o próximo ano é um EP com quatro faixas, cada uma dedicada a uma estação do ano e o seu animal guardião — a águia é o animal guardião da primavera, o lobo do verão, o urso do outono e o búfalo do inverno. As canções serão publicadas uma a uma, na sua respectiva estação, com a visão do xamanismo relacionada a cada uma delas, e depois compiladas em um registro. Em contato com o Rifferama, Vince Awen falou sobre “Águia em mim” e os novos rumos da sua carreira.

— Eu sinto que “Águia em mim” veio para reforçar o meu posicionamento artístico de forma mais clara. O projeto tem como lema levar esperança para o mundo em forma de canções e cada vez mais isso vem sendo jogado na cara. Comecei de forma mais tímida, com músicas em inglês, sem trazer a questão de espiritualidade bem forte. Hoje me sinto muito mais livre para trazer essas reflexões internas que eu tenho. Dentro do contexto de bandas de hard rock e metal que eu estava inserido, eu me sentia forçado a ter uma postura que não era natural, sem sentido com a minha visão de vida. Agora com essa música trago as influências que tive dentro do xamanismo, das tribos daqui da América. Em “Águia em mim” trago a visão dos povos nativos americanos sobre a espiritualidade e conexão com a natureza. Essa música fala da busca pelo crescimento, de enfrentar os medos e alçar voos para ter uma vida mais próspera e harmônica com o universo caótico que a gente encontra por aí. Minha música tem esse propósito de cura, então cantar em português facilita o olho no olho, ter essa conexão com o público.

Ficha técnica

Direção geral e produção de vídeo: Pablo Cruz e Vince Awen
Suporte na captação de imagens: Alex Caceres e Leo Lira
Participação especial: Hélio Gabriel
Produção musical: Davi Carturani
Design gráfico: Diego Bernardi
Fotos: Leo Lira

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *