yanna-rifferama

Yanna grava live session e lança minidocumentário formativo

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse


A cantora e compositora Yanna, natural de Aracaju (SE), criada no Rio de Janeiro (RJ) e radicada em Florianópolis, lança o seu primeiro registro completo em 2025. O EP “Essa festa virou enterro” traz cinco faixas inéditas e mergulha em temas e experiências pessoais da artista, que estreou o seu trabalho autoral em 2018. Os dois singles divulgados do material, “Ao menos eu tentei” e “Vício”, ganharam versões ao vivo com novos arranjos. O projeto da live session, proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, inclui um minidocumentário com os bastidores da produção.

As faixas foram captadas no dia 31 de agosto por Hique d’Ávila no Hd’ Music Studio, em Florianópolis, com produção, mixagem e masterização de Maria Eugênia Otero. Yanna foi acompanhada pelos músicos Diogo Nestor (guitarra), Willian Morais (teclados) e Gabrielly Bigas (bateria) nas gravações, trazendo uma roupagem orgânica para as canções que já tinham sido apresentadas nas plataformas digitais com outra estética. O objetivo do projeto é mostrar justamente essa cara diferente para o pop alternativo feito pela artista, além de contribuir para o cenário da música autoral no estado, compartilhando o processo de criação em estúdio. O trabalho audiovisual é assinado pelo fotógrafo e videomaker Jean Affeld.

A live session cria a atmosfera que quero no meu show, é a oportunidade que tenho mais íntima com o público. Se a pessoa não mora na mesma cidade que a minha, ela pode assistir e se sentir pertencente ao meu trabalho. Escolhi pessoas que trabalharam comigo e confio para me sentir mais confortável para exercer a minha função, que é ser intérprete. Documentamos para mostrar na prática como funciona uma produção. É uma referência legal para os músicos e produtores que estão começando ver as coisas acontecendo, quais são os processos para cada etapa e executar tudo isso, mostrar que não é um bicho de sete cabeças.




Ficha técnica

Direção de arte e direção musical: Yanna
Guitarra: Diogo Nestor
Teclados: Willian Morais
Bateria: Gabrielly Bigas
Produção musical, mixagem e masterização: Maria Eugênia Otero
Captação: Hique d’Ávila (Hd’ Music Studio)
Produção executiva e coordenação geral: Luanda Wilk
Assistente de produção: Bruna Ferracioli
Maquiagem e figurino: Amanda Bittencourt
Fotógrafo e videomaker: Jean Affeld
Design gráfico: Marcus Vinicius Capuano Lima
Produtora de acessibilidade: Thuanny Galdino

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *