raybenrue-rifferama

Catarinense Nery Bauer é referência internacional no lo-fi

Apoie o Rifferama no Catarse


Nery Bauer é um fenômeno nas plataformas digitais. Apenas com o Ray Ben Rue (anagrama de Nery Bauer), seu projeto principal, são mais de 400 mil ouvintes mensais no Spotify. Referência internacional no lo-fi, o músico e produtor foi convidado a participar do projeto “The Outlaw Ocean”, nome do livro do jornalista e escritor Ian Urbina. Bauer, com o EP “Makeshift Raf”, e dezenas de outros artistas ao redor do mundo gravaram trabalhos inspirados na obra, uma grande reportagem que se passa em alto mar e trata de temas como pesca ilegal, tráfico de armas, escravidão, roubo de navios, entre outros tópicos.

Natural de Florianópolis, Nery Bauer tocou baixo em bandas de thrash metal no fim dos anos 80 e começo dos anos 90, como o Embryonic Death, e começou a trabalhar com música eletrônica na década seguinte. Além do Ray Ben Rue, Bauer, que vive em Criciúma atualmente, lança música sob outras três alcunhas: Weedthief, Jaztorius e Space Queen (que somam outros cerca de 400 mil ouvintes mensais). Cada um dos projetos tem um direcionamento, inclusive na parte gráfica. Em contato com o Rifferama, o produtor falou sobre a experiência de compor baseado no livro de Ian Urbina.

— O projeto não me propôs nenhuma regra ou exigência com relação à música, apenas para que fosse inspirado pelo livro. Eu mergulhei no livro e no material do projeto (vídeos, fotos e gravações de campo) e tentei passar a atmosfera de toda a história através da música. Como resultado, as músicas têm a tranquilidade da vida em alto-mar, mas também têm alguma tensão e melancolia por conta dos momentos mais conturbados do livro.

Foto: Eduardo Köenig

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. I met Nery virtually >10 yrs ago and have collaborated on dozens of musical projects with him over the years. Nery is a kind, generous, monstrously talented musical genius and has worked his ass off before finally starting to get some of the well earned recognition he deserves. Whenever I start to feel down and out about the difficulty of getting anywhere in the music industry, I change my mindset to think about what Nery has accomplished and I become inspired. Respect to you my brother.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *