Conforme anunciado pelo jornalista Marcos Espíndola na última semana, a FCC (Fundação Catarinense de Cultura) lançou nesta terça-feira (10) o seu novo site: www.cultura.sc.gov.br. Desenvolvido pelo Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), o portal perdeu um pouco o caráter institucional, focando na agenda de eventos e apostando em materiais multimídia.
A grande sacada do novo site é colocar a agenda cultural em destaque. Em abril, por exemplo, apenas três dias não têm nenhuma programação. O portal também traz notícias, vídeos e as edições do Miscuta, o podcast do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, com entrevistas e trilha sonora dedicada à produção autoral do estado. Os editais e projetos da Fundação também estão na capa.
Segundo Espíndola escreveu no seu perfil do Facebook, essa guinada do portal para o conteúdo foi um pedido do agora ex-presidente Rodolfo Pinto da Luz, que deixou a instituição na última sexta-feira (6). Não deixa, também, de ser uma homenagem ao professor que, nas palavras dele, tanto fez pela cultura catarinense durante a sua passagem pela FCC.
– Uma longa jornada para chegar até aqui, de muita pesquisa, discussão, avanços e retrocessos, mas trazendo para dentro da linha editorial o espírito daquilo que ele sempre buscou: o serviço ao cidadão, um portal que se consolide pelo seu conteúdo voltado iminentemente para as ações, para os projetos, para os espetáculos, para as pessoas e para os artistas, que seja noticioso e muito menos institucional.