Há três anos, o músico Eduardo XuXu, figura conhecida da cena catarinense, se mudou para Lages. O clima bucólico da Serra trouxe novas referências para o ex-membro de bandas como Pipodélica, Cassim & Barbária e Ária Cirrata. No disco de estreia da Jambock Sul, lançado em junho deste ano, em vez de rock progressivo e psicodelia, o folk é o carro-chefe, como na belíssima balada “Contestado”. As canções, todas com letras em inglês, também trazem influências do bluegrass, do southern rock e do blues.
Sozinho na cidade do Leão Baio, XuXu acabou influenciado pelo tempo frio e começou a compor nessa linha, até que encontrou os parceiros certos para mais um projeto autoral. Com Fabiano R. K. de Melo (guitarra) e Guilherme Pitt (bateria), a Jambock Sul tomou forma e gravou o álbum quase todo ao vivo em um fim de semana na casa do baixista, sob a supervisão de Leandro Benedetti. O material foi mixado pelo grupo e masterizado por Alexei Leão no AML Estúdio. A ideia de fazer o disco com o trio tocando junto, segundo XuXu, foi soar o mais orgânico possível.
– O que tem de overdub no disco é quando precisava de umas teclas e, como estava tocando baixo, não dava para fazer ao mesmo tempo, ou quando precisava de duas guitarras. O álbum é praticamente a reprodução do que fazemos ao vivo, com as três vozes fazendo a harmonia. Quando vim para cá rolou uma coisa estranha. Não conhecia ninguém e o clima da cidade, não sei dizer o motivo, favorece esse tipo de música. Eles já tinham essa referência desde crianças e, até começar a tocar com eles, estava fazendo música sozinho, mas indo por esse estilo.
Foto: Thomas Michel Antunes