capoeira-rifferama

“Mandá Loiá” apresenta a música da capoeira de forma acessível

O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por SegundoHabrok Music e Mini Kalzone

Contribua


O mestre de capoeira Kiko Knabben, de Florianópolis, se dedica a essa expressão cultural desde 1992, quando começou a ter aulas com Moriel Costa. A música sempre foi um elemento importante na sua atividade como professor de capoeira, mas Knabben tinha dificuldade para encontrar discos que reunissem todas as cantigas utilizadas no seu trabalho. Dessa necessidade surgiu “Mandá Loiá — Cantando histórias da capoeira”, lançado no dia 13 de abril nas plataformas digitais e também em formato físico. O álbum foi contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2017.

Gravado em 2019 no Estúdio Cacupê, “Mandá Loiá” tem captação, edição, mixagem e masterização de Arthur Boscato. Knabben, que foi percussionista da banda de reggae Missiva, conseguiu juntar uma turma de peso da nossa música para a gravação de álbum: André FM, Dandara Manoela, Fábio Mello, Márcio da Vila, Moriel Costa, entre outros (confira a ficha técnica abaixo). O resultado é um disco que vai além da capoeira, musicalmente falando. Além de servir como material de apoio pedagógico aos professores da rede municipal de educação que trabalham com a capoeira, o mestre Kiko Knabben quis fazer um trabalho que pudesse ser consumido por todos.

O projeto surgiu da necessidade dos próprios pais dos alunos que me pediam discos de capoeira. Dou aula para crianças e uso muito a musicalidade da capoeira para contar histórias, aí a molecada vai para casa cantando e os pais querem baixar, procurar no Youtube. As músicas que uso são as mais antigas, de domínio público, então as gravações que existem são separadas. A ideia não era fazer um disco tradicional de capoeira, mas trazer outros elementos, instrumentos que não são usados na capoeira, e uma linguagem mais acessível. Sem diminuir a musicalidade que a capoeira tem, que é muito rica, mas às vezes quando chega em um pai de uma criança que não tem esse gosto musical, ele acaba não conseguindo ouvir muito. A ideia foi fazer um disco que desse para colocar no carro para escutar com a família.

Ficha técnica

Percussão e Berimbaus: André FM e Kiko Knabben
Violão 7 Cordas: Arthur Boscato
Flauta e bansuri: Fábio Mello
Bandolim e harmonia (Faixas 3 e 7): Geraldo Vargas
Violão 7 Cordas (Faixas 3 e 7): Gabu Ferreira
Berimbau viola e pandeiro (Faixa 12): Leandro “Desenho”

Vocais
André FM: Faixa 4
Bella Knabben: Faixa 7
Dandara Manoela: Faixas 1, 3 e 8
Kiko Knabben: Faixas 3, 5, 7, 9 e 10
Márcio da Vila: Faixas 4, 6, 9 e 10
Mestre Esquilo (Bruno Melo): Faixa 2
Mestre Nô (Norival Moreira de Oliveira): Faixa 11
Moriel Costa: Faixa 3

Coro: André FM, Arthur Boscato, Giorgia Enae, Julia Rosa, Kiko Knabben
Leandro “Desenho”, Marcio Da Vila
Coro infantil (faixas 2, 4, 6, 7, 9, 10): Bella Knabben, Elena Pastorino, Estela Maria,
Gabriel Müller, Manuela Ramme, Yolanda Albuquerque, Yuri Ishimoto.

Produção Executiva: Giorgia Enae
Direção Artística: Kiko Knabben
Ilustrações: Bruno Barbi
Produção Musical: André FM
Arranjos: André FM e Arthur Boscato
Captação, edição, mixagem e masterização: Arthur Boscato

Foto: Kiko Knabben

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Parabéns pelo belíssimo trabalho queridos! Orgulho do nosso professor André FM, os alunos da EBM MÂNCIO COSTA tem o privilégio de tê-lo como professor!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *