XEI: rompendo barreiras no metal. Foto: Thiago Rocha

XEI se arrisca em #320 On Hart Street

Foto: Thiago Rocha

Quando recebi “#320 On Hart Street”, do projeto XEI, o produtor e compositor Alexei Leão, hoje vivendo em Los Angeles, Califórnia, me alertou: “De metal, só a minha presença”. E é verdade. Com exceção da guitarra e dos vocais mais agressivos em “Karma”, que tem a presença do rapper Ralph G.A.M.B.L.E. e do baterista Marcelo Moreira (Circle II Circle), o primeiro trabalho solo do vocalista da Stormental é essencialmente acústico.

Gravado em Nova Iorque, primeiro endereço do músico (número 320 da rua Hart), o álbum, que também foi prensado em vinil, tem oito canções, baladas folk que não passam dos quatro minutos. XEI, como é conhecido em Florianópolis, compôs todo o material, tocou violão e teclados. Na bela “Hey Darling”, o músico é acompanhado por Daniel Galvão (Camerata e Enarmonika) no cello.

No geral, #320 On Hart Street é um disco melancólico. A faixa “An Angel on Hart”, dedicada ao guitarrista Rafael Scopel, falecido em maio deste ano, vítima de um acidente automobilístico, traduz o sentimento de Alexei Leão com a perda do parceiro de longa data, tanto de banda quanto no AML Estúdio. Scopel aparece no fim do clipe lançado para a música fazendo o que sabia de melhor: alegrar as pessoas. Grande perda.

XEI se mudou para os Estados Unidos em 2014 para aprimorar as suas técnicas em engenharia de áudio e produção. Estudou no renomado Institute of Audio Research. Não satisfeito, gravou um álbum surpreendente. Um dos grandes nomes do heavy metal catarinense, tendo excursionado duas vezes pela Europa com a Stormental, o vocalista arriscou o seu prestígio e não decepcionou. Não esperava outra coisa.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *