festivalfaçamos-rifferama

1º Festival Façamos celebra os trabalhadores da música

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por SegundoCamerata Florianópolis e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Muitas vezes quem frequenta eventos de música não imagina a quantidade de pessoas que se envolvem para fazer um evento acontecer. O 1º Festival Façamos, que acontece no dia 18 de outubro (sábado), no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), em Florianópolis, foi criado para celebrar os profissionais que atuam nos bastidores, também conhecido como backstage, trabalhadores que muitas vezes não são vistos e têm a mesma importância dos artistas e músicos que sobem ao palco. A edição inaugural do Façamos, que é gratuito, terá os shows de Tutatis Malogro, Natacha Kamila, Parafuso Silvestre e Thiago Ramil e Dona Conceição como convidados.

A curadoria do festival representa três pilares da produção musical: técnica, produção e imprensa. A equipe do evento conta com cerca de 20 profissionais, incluindo produtora executiva, assistente de produção, técnicos de som, roadie (auxilia na montagem do palco), técnico de luz, fotógrafa, designer gráfico, videomaker, tradutor-intérprete de Libras, cenógrafo, assessor de imprensa, além dos trabalhadores do teatro. A coordenadora do Façamos, Luanda Wilk, exalta a oportunidade de poder homenagear essas pessoas. “A proposta do festival surge a partir do olhar do backstage. Pensamos primeiro na equipe técnica, de quem faz os eventos, antes das atrações, em uma produção mais acolhedora, com esse olhar um pouco mais humano, uma coisa que aprendi com o Juarez (proponente do Façamos), fazer esse setor ser um pouco mais saudável”, comenta.

Para Juarez Mendonça Júnior, proponente do festival, a alegria é dupla. Além de trabalhar na sonorização do evento, o músico, que é baterista, se apresenta com a banda Parafuso Silvestre. A confiança na equipe formada é fundamental para poder desempenhar as duas funções. “O TAC faz parte da minha caminhada na arte e na sonorização em Florianópolis. Estamos muito felizes em viabilizar um festival com essa questão estrutural tão completa, com todos os setores que um evento precisa ter para entregar para o público o espetáculo que aquele espaço merece, com o cuidado que a Luanda tem em tudo o que ela faz”, afirma.

Os artistas escalados para o Façamos se destacam pela diversidade musical e também por apresentarem novos trabalhos autorais: “Tutatis Malogro” é o projeto inédito de Julian Brzozowski (Orquestra Manancial da Alvorada), experimental e com projeções em vídeo; A cantora, compositora e violinista Natacha Kamila traz o repertório do seu álbum de estreia, “Manga”, com uma banda formada por músicos renomados de Florianópolis; a Parafuso Silvestre também tem um novo disco, “Guarda-volumes”, que já teve seis singles divulgados nas plataformas digitais; Thiago Ramil e Dona Conceição (RS) divulgam o recém-lançado “Gosto”.

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.





Serviço

Festival Façamos
18 de outubro, sábado, às 19h
TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), rua Mal. Guilherme, 26, Centro, Florianópolis
Gratuito

Equipe

Assessoria de Imprensa e Curadoria: Daniel Silva
Fotos: Tóia Oliveira
Designer Gráfico: Julian Alexander Brzozowski
Videomaker: 30 Por Segundo
Coordenação Libras: Thuanny Gaudino
Empresa de Sonorização: JZ Sonorização | Juarez Mendonça Júnior e Rafael Pfleger
Técnico de Luz: Gabriel Velasques
Técnico Cenografia: Ismael Godoy
Roadies: Gabriel Campos e Endrigo Machado Ferreira
Espaço de realização: TAC (Teatro Álvaro de Carvalho)
Produção Executiva e Coordenação: Luanda Wilk
Assistente Produção: Bruna Ferracioli e Eduardo Ferreira

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *