Foto: Marcela Machado
Ainda que eu deteste utilizar essa palavra, não posso deixar de escrever que Antonio Rossa é um cidadão diferenciado. Novas ideias, bom texto, belíssimo fotógrafo e diretor requisitado para DVDs musicais, videoclipes e todo o tipo de trabalho audiovisual, o lageano de 33 anos também é um compositor de mão cheia.
Prova disso é “Atmosfera”, música que ganhou um clipe lançado há duas semanas. O vídeo mostra Rossa acompanhado dos integrantes da Sociedade Soul tocando no estúdio The Magic Place, onde foi gravado o EP “Espassia”. Gustavo Barreto (guitarra), Marco Aurélio (baixo), Diego Carqueja (teclados) e André FM (bateria) não poderiam ter sido melhor escolhidos. O instrumental de primeira valoriza as letras do artista.
– Lembro do auge dos videoclipes na MTV, nos anos 90 e início dos 2000, e esse formato de videoclipe em estúdio abria uma porta para esse universo misterioso das bandas em seus ambientes de gravação. “Atmosfera” é talvez a canção mais forte do “Espassia”, e por isso eu não queria um videoclipe que por ventura viesse a falar mais alto do que a música em si. Por outro lado, ter um registro dos músicos que tocaram comigo nesse projeto parecia a coisa certa a ser feita. Além de amigos, eu já havia trabalhado no primeiro videoclipe da Sociedade Soul.
Formado em administração pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Antonio Rossa está em Florianópolis desde 1997. Entre os seus trabalhos de destaque está a direção do DVD “Emancipation”, registro dos 18 anos do Brasil Papaya. Tudo o que faz, seja em fotografia, vídeo ou música faz parte da sua expressão livre de qualquer rótulo.
– Apenas mudam as ferramentas e algumas técnicas, mas a energia vem do mesmo coração. Posso dizer que a fotografia e o vídeo são os meus ganha-pão. A música é aquilo que eu preciso pra viver. Barriga cheia e alma lavada. Eu não penso a minha música como estilo. Posso ser folk hoje e rock amanhã, e continuar compondo sem a pressão de soar como algo. Não quero esse peso. Acredito que a minha arte está na palavra. Entre tantas mensagens, penso que a ideia de liberdade permeia todo o meu trabalho.
Confira “Atmosfera”, que tem a participação de Marcelo Mudera nos vocais.
Verdade, baita trampo! Parabéns e vamos seguindo daqui!
Esse é um baita!