arturlesilver-rifferama

A música não desistiu do cantor e compositor Artur Lesilver

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBro Cave PubLord Whisky Distillery e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Natural de Itajaí, Artur Lesilver cresceu em Brusque e começou na música como muitos jovens da sua geração, tocando em bandas de garagem. Entre 2012 e 2014, o cantor e compositor chegou a vivenciar o mercado da música mais de perto, quando participou de um grupo do Rio Grande do Sul. Nessa época, Lesilver chegou a dividir o palco com nomes mais conhecidos do rock gaúcho, como Tequila Baby, mas o artista desistiu de seguir essa carreira. Até 2021. Encorajado pelo produtor Davi Carturani, o músico desengavetou algumas canções e lançou o primeiro single em novembro do ano passado, “Perto de você”. Com a fé na arte restaurada, o catarinense divulgou o agosto o seu álbum de estreia, “Quem realmente eu sou”. Com dez faixas, o material foi produzido por Carturani no Estúdio Pistache.  

O single “Perto de você”, que acabou entrando para o repertório do disco, foi veiculada nas rádios da região, um momento marcante para o cantor e compositor, que até então tinha abandonado o sonho de ser músico. O objetivo de “Quem realmente eu sou”, em princípio, era para ser um EP de cinco canções, mas o projeto foi crescendo até chegar no formato do álbum, que tem uma sonoridade mais próxima de como as faixas foram compostas, apenas voz e violão. As músicas têm poucos elementos, uma guitarra aqui e ali, também tem piano e gaita de boca, mas a pegada é mesmo mais intimista, inspirada no folk de Dallas Green (City & Colour) e Gustavo Bertoni (Scalene) ou referências antigas como Johnny Cash. Surpreso com a recepção para o seu trabalho autoral, Lesilver tem muitos planos a realizar.

— Tive uma banda que estava começando a dar certo, mas nessa época a minha vida seguiu outro rumo. Comecei a olhar para o meu violão de volta durante a pandemia e acabei conhecendo o Davi (Carturani). Ele me convenceu a gravar e pela primeira vez estava fazendo algo por mim, do meu sonho, com o meu gosto e os pés no chão, hoje mais maduro. Minhas músicas estão chegando a lugares que nunca imaginei. Esse álbum tem muito de mim, traz as minhas reflexões e músicas que se adaptam a várias perspectivas. Estou bem feliz com esse momento e ansioso para o futuro que me aguarda. Eu tinha desistido da música, mas a música não desistiu de mim. Quero retribuir isso para o universo e com as pessoas que conheci através desse trabalho que está completando um ano. 

Foto: João Schaefer

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *