annazechini-rifferama

Anna Zechini se reconecta com a música brasileira em “Mar”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

É simbólico que “Mar”, primeiro lançamento da cantora e compositora Anna Zechini no seu retorno ao Brasil depois de viver por cinco anos na Colômbia, onde fez mestrado em História da Arte, seja uma bossa nova. A música, que saiu nesta quinta-feira (14) nas plataformas digitais, faz parte de uma série de cinco singles que serão divulgados neste ano (entre julho e dezembro, segundo o planejamento) pela artista, que gravou as canções enquanto estava trabalhando no seu último álbum, “Cassini”, citado na lista de Melhores do Ano de 2023 do portal. E não é só o ritmo de “Mar” que reconecta Anna com o seu país; a faixa é cantada em português, ao contrário do registro anterior, que predominava o espanhol — “Libre Albedrío” traz algumas frases em inglês. A produção do projeto é do colombiano Madeiro, vencedor do Factor X em 2021.

O processo para decidir a estética dos singles se deu, basicamente, com a artista, que é natural de Lages, mostrando referências de música brasileira para o produtor, de coisas mais antigas, como o disco “Elis & Tom”, que completa 50 anos em 2024, até nomes contemporâneos, como Marina Sena. “Mar” é a única bossa nova do projeto, que aposta no pop e em temas acústicos. A sua versatilidade como compositora casou bem com o estilo de Madeiro, que também tem essa característica: mesmo sendo conhecido no rock (no reality show interpretou Bon Jovi, Queen, Chuck Berry e mais), já trabalhou com cantores e bandas de reggaeton, folk, entre outros gêneros. Todas as cinco faixas serão publicadas pelo novo selo do colombiano. Em contato com o Rifferama, Anna Zechini falou sobre “Mar” e o objetivo de construir um público aqui.

— A ideia não era gravar alguma coisa com essa sonoridade específica, só essa é uma bossa nova, todas estão em português. Vai ter uma variação nas canções, teve a ver com o exercício de ouvir muitas coisas, já vinha do meu álbum, que também varia bastante de estilo. Já briguei muito com isso, mas é uma coisa que me caracteriza e vem de um interesse pelo criar, independente do quê, tem a ver com a minha formação e maneiras de explorar e pensar. Fazia tempo que não gravava um trabalho só em português, você vai vendo que compor é um exercício e esse esforço de escrever em outro idioma com o tempo vai ajudado a fazer na minha própria língua. “Mar” tem a ver com o meu momento de voltar para o Brasil, mostrar o meu trabalho aqui, tudo foi casando. Tem uma canção só que é em espanhol, mas tem uma versão em português, é um trabalho direcionado para cá. 

Foto: Ivo Schmidt

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *