umare-rifferama

Coletivo UMARÉ: artistas e seus novos olhares sobre as coisas

Apoie o Rifferama no Catarse


O Coletivo UMARÉ é fruto da união de três artistas com o objetivo de oferecer um novo olhar para a cultura. Gui Reynaldo, Dijjy Samsa e Raul Silter trabalham com audiovisual, criação de roteiro, identidade visual e produção cultural e nesta segunda-feira (8) divulgaram o primeiro vídeo da série #UMARESEISEMEIA, com o cantor e compositor Guilherme Simon (ex-Cavaleiros Marginais), de Tubarão. Além do braço musical do projeto, o trio também criou outros dois conteúdos para as redes sociais focados em poesia: BECO e #TROVALIVRE.

O projeto começou oficialmente em fevereiro, com a publicação de um vídeo com o poeta Pedro Bomba, de Aracaju (SE), durante a passagem dele pelo SESC Laguna no fim de 2019. Até o momento, o UMARÉ Cultural também apresentou um audiovisual com a MC Preta Keity, de Criciúma. Em contato com o Rifferama, Dijjy Samsa afirmou que o diferencial do coletivo é a possibilidade de criar com os artistas, num processo mais humanizado.

Antes de dar o REC tem uma vivência (cumprindo os protocolos de proteção, claro). Geralmente passamos horas conversando, nos conhecendo, e no fim do dia rola a captação. No fim das contas a gravação é quase um complemento, um detalhe. O #UMARESEISEMEIA é essa vivência, e o café é essa hora do reencontro. A série BECO consiste em artistas performando as suas poesias nos becos das cidades onde elas vivem, para trazer esse lastro histórico, um apelo simbólico do lugar em que essa pessoa mora.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Excelente trabalho

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *