umarebanner-rifferama

Umaré promove oficinas de produção musical para mulheres

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO e Maratona Cultural


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O selo Umaré Cultural oferece a partir do dia 28 deste mês quatro oficinas gratuitas de produção musical para mulheres musicistas residentes em Santa Catarina. O projeto “Produza como uma mulher”, contemplado pelo Edital Aldir Blanc SC 2021, tem 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas neste formulário até sexta-feira (11). Para participar, é necessário ser compositora (linhas de voz, beat, instrumento, etc.), morar no estado e ter no mínimo 18 anos — oito vagas são reservadas para mulheres trans, racializadas, mães solo e indígenas. A capacitação, que terá 12h de duração, será ministrada pela artista Kimberlly Arce, do duo NPKN, de Joinville.

Como as vagas são limitadas, a comissão julgadora selecionará as musicistas participantes considerando critérios de análise como diversidade estética e temática nas produções, densidade simbólica e cultural, excelência técnica e qualidade da performance. As oficinas serão realizadas ao vivo, de forma remota, nos dias 28 (encontro de apresentação), 29 e 31 de março, 5 e 12 de abril. Em contato com o Rifferama, a produtora executiva da Umaré Cultural, Van Cargnin, afirmou que o objetivo do projeto é contribuir na inserção das mulheres no mercado de trabalho da música, uma vez que elas representam somente 15% dos associados da UBC (União Brasileira de Compositores).

O conteúdo das oficinas vai ensinar como montar um estúdio caseiro com poucos recursos, a ensinar a mexer no software, noções de mixagem e masterização, a fim de diminuir os custos dessa parte de produção para que mais mulheres de diferentes contextos acessem e possam produzir música de forma mais autônoma. Existe uma desigualdade gritante na cena da música, não só na presença de musicistas, mas no setor musical como um todo, de produtoras, técnicas. O projeto nasceu de entender essa ausência de mulheres na indústria. Mudar o mundo de nós para nós mesmas.

Mais informações no site da Umaré Cultural

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *