O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Lord Whisky Distillery e Bro Cave Pub
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Lucca Poeta inaugurou a sua carreira solo em fevereiro de 2019 com o lançamento do primeiro videoclipe, “Estação contrária”, mas a arte entrou muito antes na vida do menino Lucas de Paula. Natural de Itajaí, o músico aprendeu a tocar bateria aos dez anos, quando recebeu uma bolsa para estudar. “Essa parada mudou a minha vida mesmo”, conta. Aos 15, o artista já se apresentava na noite e dava aula na escola em que trabalha até hoje. Alguns anos mais tarde, Lucca fez teatro e chegou a participar de algumas peças. A poesia apareceu durante a faculdade de Engenharia Civil, que conseguiu cursar graças ao Prouni (Programa Universidade para Todos). De tanto apresentar os seus escritos pelos bares da Univali, ficou conhecido no campus como poeta. A partir daí, o caminho para começar a escrever as próprias músicas foi natural.
Apesar da trajetória relativamente curta, Lucca Poeta vem se estabelecendo como um dos nomes mais interessantes do rap catarinense — “Quebra-cabeça” foi eleito um dos melhores trabalhos lançados em 2021 pelo Rifferama. Até o momento, o cantor, compositor e instrumentista já lançou 14 singles (oito deles com clipes) e um EP, além de vídeos declamando poesias e colaborações com outros artistas. Poeta se destaca pelas letras sinceras, como alguém que vive à flor da pele, e também pela sonoridade eclética que consegue imprimir nas suas canções. O fato de ser músico e de trabalhar com produtores diferentes, como Elieser de Jesus, Geum e Mangueman, contribuem para a criação de um instrumental mais elaborado e diverso. No radar do artista estão a estreia da sua primeira peça de teatro e a gravação de um álbum.
— Ainda atuo como instrumentista, tocando com a MARINONIO e o Maloka Nunes, nos trabalhos autorais deles e também na noite. Em agosto vou estrear a minha primeira peça pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura), é um projeto de artes integradas, toda a dramaturgia e a parte de performance estão sendo feitas em cima dos meus poemas. Neste ano vou lançar mais alguns singles e participações e estou trabalhando em um álbum em parceria com o Geum. Eu nunca me privei em relação a estilo, gosto de experimentar, tem coisas mais conceituais, tem músicas em que eu gravo bateria. A experiência de trabalhar com outros produtores te enriquece, são cabeças diferentes. Tento passear por todas as possibilidades sonoras dentro desse universo do hip hop e me divertindo no processo.
No dia 26 de junho, Lucca Poeta divulgou o seu último lançamento, o videoclipe para “Hora marcada”, parceria com o produtor e também cantor e compositor Geum (DiscoJazz). Confira
Foto: Heifara Nascimento