mourisco-rifferama

Mourisco rema contra a corrente com EP “Feito por humanos”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse


Arquivo Rifferama

Após longo hiato, Mourisco retorna de olho em novo público


O EP “Feito por humanos”, primeiro registro de inéditas da Mourisco desde 2006, foi lançado no dia 6 de novembro nas plataformas digitais e traz seis músicas, todas com videoclipes filmados por Heloisa Rinhow. O repertório se distancia um pouco do punk rock e hardcore melódico dos primórdios e tem uma sonoridade mais próxima do alternativo. William Ceccon (voz e baixo), Robson Berton (guitarra e voz) e Cristian Silva (bateria) gravaram em três estados, duas faixas em cada estúdio, com produtores diferentes, escolha que conversa com o conceito do material e também influenciou no resultado estético do EP: “Metade de mim” e “Antes de me encontrar” foram captadas em Balneário Camboriú; “Sorte” e “Pronto pra voar” em São Paulo; “Apenas eu” e “Pra sempre com você” em Porto Alegre (confira a ficha técnica abaixo).

A aproximação com o indie e o rock alternativo inaugura uma terceira fase para a Mourisco. A gravação da versão plugada para “O viajante”, faixa inédita do álbum acústico homônimo, que saiu em 2023, foi a estreia do guitarrista Robinho, que trouxe essas novas referências para o som do grupo. “Em 2002 gravamos o nosso primeiro álbum, que tem uma pegada mais Blink-182, pop punk. Em 2006 gravamos um EP mais para o hardcore melódico, com influência de Dead Fish, aí entramos em hiato. Depois que retornamos tentamos resgatar essas épocas, mas tentando soar um pouco fora da curva. O Robinho é um cara fora da nossa bolha, só por isso ele vai somar no nosso som”, comentou o vocalista e baixista. “Feito por humanos” tem um nome que não precisa de explicação, mas o objetivo da banda foi envolver o maior número de pessoas possível nessa produção — a mãe do músico, Matilde, fez os figurinos que a Mourisco usa nas fotos e nos shows, por exemplo. Em contato com o Rifferama, William Ceccon falou sobre o conceito do EP.

A gente queria uma coisa mais orgânica, que tivesse mais experiências reais, troca de energia, de conversar com as pessoas, viajar, conhecer lugares diferentes, ir para o estúdio. A gente não queria fazer as coisas remotas, dentro de casa, queria remar contra essa corrente da inteligência artificial. Quando tem humano envolvido a coisa sai um pouco do padrão, a gente queria o real mesmo. No começo eu queria sair um pouco do digital, que o EP não estivesse tão amarrado com as plataformas e esse consumo digital, que se dissipa rápido. Queria fazer algo até offline, mídia física, sei lá. Era a ideia. A gente convidou um amigo nosso para a parte da fotografia, a irmã dele fez os videoclipes, a minha mãe fez os figurinos, namorada do Robinho fez as maquiagens e a capa foi desenhada pelos filhos dela, um casal de gêmeos de seis anos. Não tinha ideia nenhuma, a gente só falou para eles desenharem alguma coisa. É a coisa mais humana possível, da imperfeição da coisa, de visão de mundo, cada um tem uma.

Ficha técnica

Áudio

Voz, baixo e letras: William Ceccon
Guitarra e voz: Robson Berton
Bateria: Cristian Silva
Teclado “Pronto pra voar” e “Sorte”: Rafael Reis (One Produtora, São Paulo)
Gravação, mixagem, masterização e percussão “Pronto pra voar” e “Sorte”: Maurício Hoffmann (One Produtora, São Paulo)
Edição “Pronto pra voar” e “Sorte”: Marcelo Fraga
Produção musical, gravação, mixagem e masterização “Pra sempre com você” e “Apenas eu”: Davi Pacote (Hill Valley Studio, Porto Alegre)
Produção musical, gravação e voz de apoio “Antes de me encontrar” e “Metade de mim”: Victor Pradella (Silver Tape Studio, Balneário Camboriú)
Mixagem e masterização “Antes de me encontrar” e “Metade de mim”: Gabriel Reinert (Silver Tape Studio, Balneário Camboriú)

Vídeo

Elenco: William Ceccon, Robson Berton e Cristian Silva
Gravação, edição, coloração e finalização: Heloisa Rinhow
Direção: William Ceccon e Heloisa Rinhow
Figurino: Matilde L. B. Ceccon

Foto: Matheus Sebben Rinhow

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *