orquestradebaterias-rifferama

Orquestra de Baterias terá convidados especiais e homenagens

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata Florianópolis, Biguanet InformáticaLord Whisky Distillery e TUM Festival


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Desde a primeira edição da Orquestra de Baterias, realizada em 2013, em Florianópolis, o evento não parou de crescer. Em número de participantes, claro, sendo hoje o maior evento do gênero das Américas, inspirando a criação de outros pelo estado e recebendo músicos de todos os lugares. O encontro também cresceu em visibilidade, hoje fazendo parte do calendário oficial de eventos da Capital e, até em razão disso, a 10ª Orquestra de Baterias, que acontece neste domingo, no Largo da Catedral, tinha reduzido a participação em 350 inscritos, em comemoração ao aniversário da cidade, mas a procura foi tão grande que a organização abriu mais cem vagas, preenchidas em tempo recorde. Neste domingo (20), a partir das 15h, além da participação da participação do Coral Encantos, do IEE (Instituto Estadual de Educação), a orquestra terá a companhia da Camerata Florianópolis e também de 12 bateristas do Kortrijk Drumt, que virão diretamente da Bélgica para somar ao mar de baquetas.

Mas se tem algo que não muda na Orquestra de Baterias é a inclusão de músicas de artistas catarinenses no repertório, novidade que foi introduzida em 2017, que teve votação do público e elegeu as bandas O Mundo Analógico e Mosaico Adulto. Já subiram ao palco para tocar com a orquestra, também, Skatula, Parafuso Silvestre, Stella Folks, Nordic Souls, Primavera nos Dentes, Tijquera e Expresso Rural, além de uma homenagem para o nosso último punk Johnny Duluti. ​Como o evento completa dez edições neste ano, a organização decidiu por homenagear aqueles que trabalham para fazer a festa acontecer. O diretor artístico e regente da orquestra Alexei Leão vai cantar uma canção do seu projeto solo XEI & Sons In Black e o engenheiro de gravação Renato Pimentel toca com o Brasil Papaya. Em contato com o Rifferama, Leão falou sobre a expectativa para o evento.

— Neste ano limitamos o número de participantes para deixar um evento mais organizado para quem vai tocar e para quem vai assistir. Teremos 12 bateristas da Bélgica tocando no meio da galera, mais o regente deles tocando no palco com a gente. No evento deles do ano passado cantei uma música com eles, eram para eles terem vindo em 2020, mas teve a pandemia. Esse ano ainda tem a Camerata e a galera do coral. Nos dez anos eu quis fazer algo que fosse de acordo com a história da orquestra. Começamos com 34 bateristas e hoje temos que administrar a quantidade de gente. Sempre temos duas músicas de SC no repertório e achei que era a hora de colocar uma música minha e de quem trabalha para a orquestra. Será uma emoção gigantesca, os arranjos da orquestra e do coral são meus. E também vai ter o Brasil Papaya, achei justo premiar não só a história da banda, mas também as pessoas que estão com a gente. Estou bem empolgado pra isso.

A 10ª Orquestra de Baterias de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural com Incentivo do Supermercados Imperatriz, Teltec Solucions, através do programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina. Apoio cultural da Ibagy, Ibis Florianopolis e Beinvest.xp; Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Repertório 2023

Audioslave – Like a Stone
Brasil Papaya – Matando a Inocência
Queen – Under Pressure
Rammstein – Mein Hertz Brent
Phantom of the Opera
Rita Lee – Ovelha Negra
Black Sabbath – Heaven and Hell
U2 – I Still Haven’t Found What I’m Looking For
Chitãozinho e Xororó – Evidências
Bon Jovi – It’s My Life
XEI & Sons In Black – Darkness’ Lullaby
Pink Floyd – Another Brick in The Wall, Part Two
Beatles – Hey Jude

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *