Apoie o Rifferama no Catarse
Siga a playlist (Re)Descobertas da quarentena no Spotify
O jornalista, cantor e compositor Evandro Francisco Marquesi (Che) integra uma das bandas mais importantes do estado. O Grupo Cultural Tarrafa Elétrica, criado em 2003, em Itajaí, celebra a cultura peixeira catarinense por meio de poesias, contos e lendas embaladas em ritmos variados. São três álbuns lançados, sendo o último, “Cardume” (ouça abaixo), um dos melhores de 2019 segundo o Rifferama.
Gustavo Kaly — Preguiça Tropical: A Second-hand Antifolk Disease (2019)
Conheço o Kaly da época do Enzime, que tinha em Blumenau, depois ele formou a banda Stuart e agora está morando fora do país há alguns anos. Ele tem uma parceria de longa data com o Wander Wildner, da época que ele morou em São Paulo e eles fizeram Os Últimos Românticos da Rua Augusta, compondo várias músicas juntos. É um cara que curto muito o trabalho e um som que está na minha playlist sempre.
Yann Tiersen — Amélie from Montmartre (2001)
Admiro bastante o trabalho do Yann Tiersen, que é um cara bem massa e tem outros trampos legais. Música instrumental com uma qualidade muito foda. Quem não conhece, tanto o filme quanto a música dele, recomendo. Sempre que vou passar alguma referência de som para alguém, costumo compartilhar “Amélie from Montmartre”. Escuto para acordar, com a família… é uma trilha e um filme que sempre está fazendo parte da minha vida.
Alessandra Leão — Macumbas e Catimbós (2019)
Pelo trabalho que a gente sempre com o Tarrafa, de mapeamento musical, pesquisa rítmica, no ano passado tive oportunidade de participar de um evento de cultura popular em Itajaí, com uma oficina dela. A Alessandra tem uma fundamentação muito forte de mestres, de oralidade, de ir lá no fonte mesmo, é sempre interessante assimilar algo dessas pessoas. Os livros são importantes, mas sempre tem esse legado da oralidade que a gente considera bastante na hora das composições e tem a questão religiosa na música, que pesa bastante no atual momento pra mim.
Bônus: Tarrafa Elétrica — Cardume (2019)
Foto: Maria Fernanda Litzenberg