Foto: Sidney Kair
A espera acabou. Depois de longos 16 anos os fãs da banda Primavera nos Dentes, um dos grandes nomes da música catarinense, apresenta novas canções para o público. O EP “Olhos da Rua”, gravado no estúdio Pimenta do Reino, será lançado oficialmente na sexta-feira, na Célula Showcase. As cinco composições inéditas são um presente para quem curtiu “O Parto”, disco lançado em 1997.
Nessa entrevista, Joe (vocal, percussão e violão) falou do prazer em voltar ao estúdio com os amigos Nei (gaita e voz), Marcio Pacher (guitarra) e TD (bateria). Completam o time os talentosos Maycovytch Oliveira (baixo), Daniela Longaray e Lindsay Korth (backing vocals), além do tecladista Johnny Sonntag.
Rifferama – Como foi o processo de gravação do EP “Olhos da Rua”? Gostaram do resultado?
Joe – Levamos uns dois meses para gravar esse EP. Fazia muito tempo que não entrávamos em estúdio. No começo achamos estranho, pois o Pimenta não participava dos ensaios, mas depois nas gravações ele atuou como produtor. Ele esperava gravarmos, fazia as observações, repetíamos alguns takes, etc.. Se juntasse a banda toda não daria certo. Músico é muito chato, sempre quer o melhor, quer conversar. Ele fez uma mixagem com a equipe dele e nos chamou para ouvir. Acabamos chegando a um consenso bacana. Gostamos bastante do produto final.
Rifferama – Como foi voltar ao estúdio depois de tantos anos?
Joe – Eu já tinha gravado antes, mas o Nei e, principalmente o Márcio e o TD, há muito tempo não tinham essa experiência. Atualmente eles estão curtindo mais estúdio do que fazer show. Eles gostam muito de gravar, produzir, fazer arranjos e acabou funcionando bem, pois temos experiência. É só iniciar para saber que estamos em casa. Voltaram muitas memórias do “Parto”, quando ficamos em São Paulo. Lá estávamos juntos, gravando ao mesmo tempo, e aqui foi um pouco diferente, até pela proximidade. A banda estava junta quando o TD gravou, que foi o começo dos trabalhos. Eu, por exemplo, não participei de nenhuma sessão das guitarras e não vi as backing vocals (Daniela Longaray e Lindsay Korth) gravando.
Rifferama – Dá para fazer alguma comparação com “O Parto” e “Olhos da Rua”?
Joe – Vejo que mantivemos a nossa característica de não ter uma linha só. Não é só rock, não é só blues, é mais diversificado, pelas influências de cada integrante. Gostamos muito do resultado instrumental, usamos mais violão do que no “Parto” e demos um tratamento especial para as vozes. É um EP bastante vocal, com ênfase nas letras. Sabemos que das cinco músicas, se não todas, quatro são bem comerciais, as pessoas vão escutar e saber que é Primavera. Quem conhece a banda vai assinar o que fizemos nesse EP. Estamos na expectativa agora dos comentários do público e da mídia. A banda tem um nome, sempre vimos isso. Temos um espaço guardado na música catarinense e voltamos por isso.
Rifferama – Quais são os planos para o futuro?
Joe – Gostamos dessa história de EP. É mais barato, rendemos melhor e dá tempo para produzir bem as músicas. Ano que vem faremos outro e a ideia é entre março e abril entrar em estúdio novamente. Serão cinco ou seis inéditas mesmo, temos músicas guardadas que nunca tocamos para gravar até um disco, mas preferimos lançar assim. Mostra o trabalho, renova o repertório. Estamos a fim de tocar e precisamos de um empresário. Enquanto não temos um vamos tentando fechar as datas.
Rifferama – Como será o show?
Joe – Serão 16 músicas no total, todas as que tocamos do “Parto” e todas do EP. O bis vamos deixar rolar. Teremos um tecladista convidado (Jonny Sontag) e duas vocalistas. Esse é o show da volta, para carimbar de novo que estamos aí, com um show pronto, EP novo, e dar o pontapé para o fim de 2013 e 2014 em diante. Estávamos enjoados de nos encontrar com a imprensa e falar só do “Parto”. Precisávamos de um trabalho novo. Tenho certeza que ele vai nos abrir portas.
Rifferama – Qual é o teu riff preferido, Joe?
Joe – Entre tantos, pode ser “Whole Lotta Love”, do Led Zeppelin. É um riff que me marcou muito. Da banda eu gosto do riff de “Solidão”.
ele é meu professor de educação física
Primavera nos Dentes é trilha sonora de uma galera aqui de Biguaçu, inclusive influenciando nossas bandas locais.
Ansioso para o show de sexta!
Abraço
Quando aquela intro do Chapa começa a tocar, com aquele baixo muito nervoso (principalmente para época) e aquela mistura de voz feminina com masculina, meu deus, me arrepio só de lembrar!
Tive a honra de ter como repertório da minha infância/adolescência o som do Primavera, lembro exatamente do dia em que meu irmão chegou em casa com o CD do "Parto" e falou: "Saca só esse som da hora!", e ouvimos em looping!!!
Além daquele show do TAC 19:30 - a única banda que lotou o TAC, vale ressaltar - que foi mágico, eu podendo cantar junto todas aquelas músicas que estão marcadas na minha história!
Parabéns Joe, e toda a galera da Primavera! Parabéns Daniel por ajudar a difundir o som da terrinha Biguací! E LET'S ROCK BABY!
Obs.: Porra! O Joe tem o mesmo Riff preferido que o meu! hahahaha
Obs².: Falei pra caramba, desculpa ai 12.
Boa banda, Dani. Gostei da voz do vocalista. Boa mesmo. Rock catarinense, né? ;)
Primavera nos Dentes, é até difícil adicionar alguma coisa, essa banda é fantástica e as novas músicas ficaram demais! Curti muito os timbres, as vozes... tudo.
Que sonzeira! Música do Coração e Olhos da Rua ficaram absurdas, já ouvi umas 10 vezes haha
Parabéns mais uma vez, até o show, pessoal!
Muito boa a entrevista, Daniel!
Parte marcante de nossa geração!
"Não é só rock, não é só blues, é mais diversificado"
Não tem como definir melhor!
Primavera é uma das minhas grandes influências, me recordo quando morava fora colocava o parto pra tocar no meu fone de ouvido pra lembrar de casa. Só tenos a agradecer a estes caras por terem retornado com este trabalho novo que estou ansioso para curtir! O cd vai fazer buraco no meu carro!!
Sucesso primavera! Valeu joe!
Sonzeira!
Sou meio suspeito em falar da Primavera nos Dentes, já que as músicas da banda meio que permeiam pela minha história de vida. É uma sonzeira!
Parabéns Daniel pelo blog. Vida longa ao Rock'n'Roll!!!
Grande matéria Daniel, ser entrevistado por quem conhece e gosta de boa música fica fácil, Primavera Nos Dentes agradece o super espaço.
Essa foi uma das bandas que me infulenciaram. Ainda lembro dos tempos em que não perdia um show em Biguaçu. Instrumental perfeito, arranjos perfeitos.
Com certeza ganhamos com a volta do Primavera.
Boa sorte aos amigos.
Uhull.