sambadolargo-rifferama

Roda do Samba do Largo divulga álbum com músicas autorais

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Nos últimos três anos, o café|bar do Largo d’Alfândega, em Florianópolis, sediou uma roda de samba diferente, organizada pelo baterista Victor Bub, com bloco de choro, bandolim e muitos intérpretes — no período em que o grupo tocou no espaço passaram cerca de 20 cantores. Com histórico na música instrumental, Bub sempre teve a vontade de trabalhar com o samba e nessa experiência surgiu a ideia de fazer um álbum para registrar as composições dos participantes da roda. “Samba do Largo”, que homenageia o passista Seu Lidinho (1940-2024) na capa, traz dez canções de autoria de Elô Gonzaga, Jeisson Dias, Dudu Kadência, Raphael Galcer, Mirandinha, Jandira Souza, Duca Andrade e Celinho da Copa Lord. O show de lançamento do disco, que tem direção artística de Victor Bub e produção musical e mixagem de Francis Pedemonte, acontece no dia 15 de março, a partir das 12h, no Largo da Alfândega.

Além da participação de Dudu Kadência, Elô Gonzaga, Jandira Souza, Jeisson Dias e Raphael Galcer interpretando as suas composições, o álbum traz as cantoras Bárbara Damásio e Maria Helena (foto), que aos 85 anos é um ícone do samba de Florianópolis, e dos seguintes instrumentistas: Anderson Ávila, Angela Coltri, Bárbara Damásio, Cadinho, Camélia Martins, Dudu Kadencia, Eduardo Rukat, Eloisa Costa Gonzaga, Ewerton Luiz Silva, Fábio Mello, Fabricio Gonçalves Pereira, Gabriel Barbalho, Gustavo de Medeiros Santos, Gustavo Lopes, Hemerson Calandrini, Jandira Souza da Rosa, Jeisson Dias, Julia Maria, Leandro Pacheco, Maria Helena de Azevedo Jorge, Mestre Du da Cuíca, Natália Livramento, Rachel Barreto, Rafael Calegari, Raphael Galcer, Rui Gilvano da Silva, Tiko do Pandeiro e Verônica Kimura. Em contato com o Rifferama, Victor Bub falou sobre “Samba do Largo” e a importância do choro para a roda.

— Eu propus para o proprietário do bar de fazer uma roda de samba para não ser tradicional, com bateria, bandolim em vez de ter o cavaco, e flertando com o choro. A gente sempre abria tocando choro e foi uma experiência nova para mim. Fiz questão de ter um choro no meio do disco, faz parte do projeto. Conversando com os companheiros de trabalho nos intervalos, vi que muitos deles tinham um trabalho autoral e pouco registro daquilo, a maioria não tem disco próprio gravado, com exceção da Elô e da Juliana D Passos, que têm carreiras mais organizadas no autoral. Aquilo me chamou a atenção, gente que tinha mais de 65 músicas arquivadas e às vezes duas ou três gravadas, muitas vezes nenhuma nas plataformas digitais. “Samba do Largo” é um álbum de samba autoral de compositores daqui ou radicados aqui. A ideia foi registrar essas composições e a sonoridade que a gente conseguiu implantar lá no Samba do Largo nos três anos em que a gente tocou lá. 

O projeto “Samba do Largo” foi aprovado pelo PIC (Projeto de Incentivo à Cultura), do Governo do Estado de Santa Catarina, e tem apoio das empresas Casas da Água e Fort Atacadista.



Ficha técnica

Direção artística: Victor Bub
Produção musical e mixagem: Francis Pedemonte
Produção executiva: Trovão Rocha
Composições: Elô Gonzaga, Jeisson Dias, Dudu Kadência, Raphael Galcer, Mirandinha, Jandira Souza, Duca Andrade e Celinho da Copa Lord
Arranjos: Raphael Galcer, Anderson Avila, Gustavo Lopes e Rafael Calegari
Assistente de produção: Dimitri Camorlinga
Engenheiro de áudio: Renato Pimentel
Técnico de gravação: Léo Guedes
Masterização: Homero Lotito
Design, fotos e vídeos: Pedro Franz
Marketing digital e social media: Renata Corrêa
Assessoria jurídica: Júlia Moraes Faria
Edição de trilha: Gustavo de Medeiros
Assessoria de Imprensa: Júlia Ourique
LIBRAS: Thuanny Galdino

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *