will&yan-rifferama

Will&Yan lançam primeiro EP apostando no cenário do folk

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBro Cave PubLord Whisky Distillery e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O guitarrista e compositor Willian do Nascimento e a artista plástica e ilustradora Yandara de Moura moravam na mesma cidade, Chapecó, mas foram se encontrar em Florianópolis, onde vivem atualmente. Ele músico da banda Variantes, com quatro álbuns de estúdio e quase 20 anos de história, ela com pouca experiência na área, exceto por uma participação em coral de orquestra no Oeste. A paixão mútua pelo folk de Bob Dylan, Joan Baez e Neil Young, entre outros, uniu os dois. Literalmente. No dia 2 de julho, Will&Yan lançaram o primeiro EP, batizado com o nome do projeto. Com quatro músicas, o material traz quatro canções, sendo dois singles divulgados previamente nas plataformas digitais. O repertório foi produzido por Bruno Philippsen no estúdio Dom Rodolfo, em Passo Fundo (RS).

A relação da dupla começou por meio do Instagram. Impressionado com a voz doce e os vídeos que Yandara postava cantando versões de alguns dos artistas citados acima, Willian entrou em contato a convidando para gravar algumas demos. O processo de criação foi bastante diferente do que o guitarrista estava acostumado com o trabalho nos Variantes, grupo no qual é o principal compositor: o foco agora são as melodias vocais e o som do violão — o músico gravou também baixo e percussão no EP, além dos vocais de apoio. Em contato com o Rifferama, Willian do Nascimento falou sobre a fase de composição de “Will&Yan” e informou que o objetivo do duo é lançar faixas em outros idiomas além do inglês, como o português e o espanhol.

O processo de criação com a Yandara foi bem natural. O diferencial do projeto é a Yandara, ela não é do mercado musical, é das artes plásticas, então a gente traz pra música alguém que não é da música, conferindo uma roupagem nova tanto sonora quanto estética. Traz uma verdade a mais pro negócio quando vem do zero, como é o caso dela, e isso é fantástico, favorece a uma formação de identidade. Estamos buscando nos posicionar nesse cenário de folk que está flertando com outros estilos. Muitos cantores pop começaram a fazer um folk acessível, em português, o próprio Vitor Kley vem explorando essa musicalidade de bases mais limpas com mensagens positivas. É um caminho para a popularização da música.


Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Muito bom!! Rifferama sempre presente na construção da cena musical catarinense. E não é de hoje!!! Abraço.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *