medusalodoom-rifferama

Documentário Medusalodoom revela bastidores da cena stoner

O videomaker Renan Casarin lançou em janeiro deste ano um documentário definitivo sobre o cenário stoner no país. Batizado de “Medusalodoom – Rock Chapado Brasileiro”, o material foi gravado em um fim de semana de junho de 2016, em Florianópolis e Brusque. Participaram da produção as bandas Muñoz, Stolen Byrds (PR), Hammerhead Blues (SP), Space Guerrilla (RS), Red Mess (PR), Ruínas de Sade e Tropical Doom (PR).

Segundo o produtor audiovisual, a ideia de fazer um documentário surgiu dois dias antes do Megalodoom Fuzztival, em Brusque. O objetivo no início era apenas registrar o evento, que aconteceu horas antes do Medusa Stoner Fest, em Florianópolis, com quatro bandas de diferentes estados do Brasil. Os grupos se reuniram na casa dos irmãos Mauro e Samuel Fontoura (Muñoz) no dia seguinte e mandaram ver em sessions que foram gravadas pelo produtor Júlio Miotto.

O ponto alto do documentário são os depoimentos dos músicos, que em vez da habitual competição entre as bandas independentes, revelam a amizade construída na estrada e o respeito pelo trabalho uns dos outros. Para Casarin, o stoner viveu o seu auge entre 2012 e 2016, e “Medusalodoom – Rock Chapado Brasileiro” é uma tentativa de recolocar o estilo em evidência. Pelo que é possível conferir dos grupos, qualidade tem de sobra.

– Foi uma produção guerrilha, filmar as bandas tocando, aí no intervalo de uma para outra fazer as entrevistas. Tinha muito material no final, imagens que não usei no documentário. Queria muito fazer uma segunda parte, subir o Brasil e gravar tudo. O sentido é fazer com que a febre volte, mostrar que tem banda foda, que esse movimento é feito entre amigos e rola uma admiração um pelo outro.

Ficha técnica

Direção, imagens e edição: Renan Casarin
Câmeras Adicionais: Lucas Klepa, Felipe Martínez e Filipe Maliska
Produção de Áudio: Calamar Sounds
Arte Visual: Lucas Klepa
Legendas: Guilherme Pedroso e Vitor André Zen
Realização: Megalodoom Fuzztival, Coletivo Saragaço, e Batmacumba (Medusa Stoner Fest) Infrasound Records e Calamar Sounds (Sessions) e Experimental Distro (Taliesyn Apresenta)
Apoio: Abraxas, Doomed and Stoned, October Doom Magazine e Stoned Union Doomed

Nasci em Blumenau, mas fui criado em Biguaçu, cidade em que vivi até os 28 anos: hoje moro em São José. Sou jornalista, me formei na Estácio de Sá e trabalhei no jornal Notícias do Dia, a minha casa entre 2009 e 2016, entre indas e vindas. Escrevia sobre esportes no impresso, mas sou apaixonado por música, a melhor invenção do homem.

Um comentário

  1. […] direção, roteiro e edição de Vitor Graf, foi filmado por Renan Casarin, autor do documentário “Medusalodoom – Rock Chapado Brasileiro”. No dia 13, a Bizibeize já tinha soltado a faixa “Você só vive uma vez”. As duas inéditas […]

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *